Acontecimentos
Aconteceu em 8 de maio
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 8 de maio é comemorado o Dia Internacional da Cruz Vermelha, organização humanitária, independente e neutra, que se esforça em proporcionar proteção e assistência às vítimas da guerra e de outras situações de violência, e que reúne mais de 500 milhões de pessoas em 181 países, incluindo a Rússia e o Brasil.
1713 – A capital da Rússia é transferida de Moscou para São Petersburgo. A cidade do Czar Pedro, o Grande, só perderia o status de capital em 1918, após a Revolução Russa de 1917, quando o título voltou a ser de Moscou.
1744 – Nasce Nikolai Novikov, escritor e jornalista russo que ajudou a fazer evoluir o nível educacional e cultural do povo de seu país. Ele usou sua grande influência para realizar um projeto de grande escala para promover a obra do inglês William Shakespeare entre o público russo. Novikov morreu em 1818.
1779 – Nasce Konstantin Romanov, segundo filho do Czar Paulo I da Rússia e irmão dos Czares Alexandre I e Nicolau I. Foi nomeado imperador da Rússia após a morte do irmão Alexandre I, mas renunciou ao cargo dias depois, passando a coroa para Nicolau I. Konstantin Romanov morreu em 1831.
1891 – Morre Elena Blavatskaya, escritora, filósofa e teóloga russa, responsável pela sistematização da moderna Teosofia, uma forma de conhecimento que sintetiza religião, ciência e filosofia.
1901 – Nasce Vladimir Sofronitsky, pianista clássico russo, mais famoso por ter sido um excelente intérprete do grande compositor e pianista russo Alexander Scriabin. Apesar de o próprio Scriabin nunca ter ouvido suas obras na interpretação de Sofronitsky, a mulher de Scriabin afirmava que ele era o intérprete que traduzia o espírito das obras de seu marido da forma mais fiel possível. Vladimir Sofronitsky morreu em 1961.
1909 – Inauguração, em Moscou, de um monumento em homenagem ao escritor russo de origem ucraniana Nicolai Gogol. A estátua de bronze foi criada pelo famoso escultor e artista plástico soviético Nicolai Andreev.
1910 – Começa em São Petersburgo a Semana Internacional da Aviação.
1960 – União Soviética e Cuba estabelecem relações diplomáticas.
1984 – O Comitê Olímpico Nacional da União Soviética decide boicotar os Jogos Olímpicos de Los Angeles. A decisão foi justificada por supostas ameaças de violência contra os atletas soviéticos, mas foi mais uma decisão política, em resposta ao boicote dos Jogos Olímpicos de Moscou de 1980, quando mais de 50 países se recusaram a participar da Olimpíada russa, como forma de protesto à entrada de exércitos soviéticos no Afeganistão, em 1979.