Acontecimentos
Aconteceu em 2 de novembro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
1721 – No âmbito das comemorações do Tratado de Nystad, que selou a vitória russa sobre a Suécia na Grande Guerra do Norte, o Senado consagra Pedro I com o título de Imperador. Proclamado alguns dias antes desta cerimônia, em 22 de outubro, o então novo Império Russo existiria até a Revolução Russa, de 1917, que depôs Nicolau II, o último imperador da Rússia, para iniciar o processo de formação da União Soviética. O Império Russo foi o segundo maior em terras contínuas e o terceiro maior da História. No início do século 19, passou a ser o maior país do mundo, com um território que ia do oceano Ártico, ao norte, ao mar Negro, ao sul, e do mar Báltico, a oeste, ao oceano Pacífico, a leste.
1790 – O escritor russo Alexander Radishev, autor do livro “Uma Viagem de São Petersburgo a Moscou”, embarca para o exílio na Sibéria. Sua obra, que criticava a pobreza no campo russo e denunciava o sistema de servidão, foi considerada uma ameaça ao governo da Rússia. De início condenado à morte devido à publicação, Alexander Radishev acabou sendo poupado da pena máxima pela própria Imperatriz Catarina II, que alterou a sua condenação para um exílio de 10 anos na Sibéria. Apesar da baixa qualidade literária denunciada pelo grande poeta russo Alexander Pushkin, o livro “Uma Viagem de São Petersburgo a Moscou” acabou se tornando um clássico da literatura russa.
1840 – Nasce Mark Antokolski, escultor russo admirado por sua complexidade psicológica e suas obras históricas. Ele morreu em 1902.
1894 – Nikolai Aleksandrovich Romanov sobe ao trono para se tornar Nicolau II, o último imperador da Rússia, título que acumulou com o de Rei da Polônia e o de Grão-Duque da Finlândia. A coroação se deu um dia após a morte de seu pai, Alexandre III, falecido em decorrência de uma nefrite crônica. Durante seu reinado, Nicolau II viu a Rússia Imperial passar da condição de um dos maiores países do mundo para uma situação de desastre econômico e militar. Seu governo chegou ao fim com a Revolução Russa de 1917, quando em 15 de março ele abdicou e renunciou em seu nome e em nome de seu herdeiro, passando o trono para seu irmão, o Grão-Duque Miguel Romanov. Nicolau II foi executado pelos bolcheviques em 1918, junto com toda a sua família. Mais tarde, a sua mulher, Imperatriz Aleksandra, e seus filhos seriam canonizados como mártires pela Igreja Ortodoxa Russa, enquanto Nicolau II foi considerado São Nicolau, o Portador da Paz.
1914 – No âmbito da Primeira Guerra Mundial, a Rússia declara guerra à Turquia.
1927 – É construída em São Petersburgo a maior piscina coberta para a prática de esportes aquáticos da União Soviética.
1937 – Cinco das vinte torres do Kremlin de Moscou recebem em seu topo as famosas estrelas vermelhas de rubis.
1956 – O governo da Hungria anuncia a sua retirada do Pacto de Varsóvia (que fora celebrado em 1955) e recorre à ONU e às potências ocidentais solicitando ajuda contra a invasão das tropas soviéticas. A União Soviética, entretanto, usou o seu direito de veto no Conselho de Segurança da ONU, impedindo a deliberação sobre a Hungria no quadro daquele organismo internacional.
1987 – Durante reunião solene para celebrar os 70 anos da Revolução de Outubro, o chefe do governo soviético, Mikhail Gorbachev, profere severas críticas ao governo de Joseph Stalin, apontando erros políticos na sua administração.
2007 – Morre Igor Moiseyev, coreógrafo russo graduado em balé pelo Teatro Bolshoi em 1924. Ele é amplamente aclamado como o maior coreógrafo do século 20 em dança folclórico-cênica, estilo de dança inventado por ele, semelhante à dança folclórica mas com mais profissionalismo e teatralidade. Moiseyev foi criador do primeiro conjunto de dança folclórica profissional do mundo.