Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 19 de novembro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1770 – Nasce Ivan Fedorovich Kruzenshtern – explorador germano-báltico e almirante da Marinha Imperial Russa. Liderou a primeira circum-navegação russa do globo. Morreu em 1846.

1711 – Nasce Mikhail Vasilyevich Lomonosov, primeiro cientista russo a alcançar projeção mundial, desenvolvendo trabalhos nos mais diversos campos do conhecimento: geografia, física, química, biologia e astronomia, entre outros. Comparado, às vezes, ao artista e inventor italiano Leonardo da Vinci, muitas das suas descobertas foram posteriormente confirmadas por cientistas da Europa Ocidental. Entre outros feitos, Lomonosov descreveu a Lei da Conservação da Massa anos antes de Lavoisier e escreveu a primeira gramática russa. Morreu em 1765.

1840 – Nasce Aleksandr Onufrievich Kovalevski, biólogo russo precursor da biologia evolutiva do desenvolvimento e um dos fundadores da embriologia e da fisiologia. Morreu em 1901.

1942 – É instituído na Rússia o Dia das Divisões de Mísseis e da Artilharia.

1965 – Por iniciativa da União Soviética, a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas aprova a resolução da não proliferação de armas nucleares.

1985 – Acontece em Gênova, na Itália, o encontro entre o primeiro-secretário-geral da URSS, Mikhail Gorbachev, e o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan.

Tags: artilharia, estados unidos, física, lei da conservação de massa, mikhail gorbachev, mikhail vasilyevich lomonosov, mísseis, onu, ronald reagan, rússia, urss