Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 1 de dezembro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1825 – Morre o Imperador Alexandre I da Rússia.

1853 – É instituído e comemorado o Dia da Glória Militar da Rússia, como consequência da vitória da Esquadra russa, comandada pelo Almirante Pavel Nakhimov, sobre a frota turca durante a Batalha Naval de Sinop, ocorrida em 30 de novembro de 1853.

1896 – Nasce Georgy Konstantinovich Zhukov, conhecido como Marechal da União Soviética. Foi o comandante-chefe das Forças Armadas Soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial, repelindo a invasão nazista e levando-a à derrota. Morreu em 1974.

1918 – É criado o Instituto Central de Aero-Hidrodinâmica (TsAGI), o maior centro científico estatal de aviação da Rússia.

1934 – Sergei Kirov, proeminente líder da facção bolchevique, é assassinado em São Petersburgo. Sua morte marca o início do Grande Expurgo – a remoção final dos inimigos de Josef Stalin e todos os remanescentes dos Antigos Bolcheviques do governo soviético.

1943 – Termina a Conferência de Teerã, primeiro dos acordos firmados entre as superpotências durante a Segunda Guerra Mundial, que reuniu pela primeira vez os três grandes estadistas do mundo da época: Josef Stalin, da União Soviética, Winston Churchill, da Grã-Bretanha, e Franklin Delano Roosevelt, dos Estados Unidos.

1945 – É instituída a Federação Internacional Democrática das Mulheres, com o Comitê das Mulheres Soviéticas representando a Rússia.

1989 – Mikhail Gorbachev visita o Vaticano. Esta é a primeira visita de um líder soviético à sede da Igreja Católica.

Tags: comite mulheres, instituto aero-hidrodinâmica, josef stalin, mikhail gorbachev, mulheres soviéticas, rússia, são petersburgo, teerã, winston churchill