Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 13 de janeiro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1779 – Nasce Elisaveta Alekseeva, imperatriz russa, esposa do Czar Alexandre I.

1813 – Exércitos russos do Imperador Alexandre I, sob comando do Marechal de Campo Kutuzov, entram no Ducado de Varsóvia e dão início à libertação da Europa da invasão napoleônica.

Soldados soviéticos comemoram a chegada ao mar Báltico, na Prússia Oriental, na Segunda Guerra Mundial

1827 – Nasce Nikolai Nikolaevich Beketov, físico e químico russo, criador do Princípio da Aluminotermia.

1858 – Começa a circular o primeiro selo postal da Rússia. De acordo com o calendário juliano, em uso na época, o lançamento do primeiro selo foi realizado no dia 31 de dezembro, na véspera do Ano Novo.

1872 – Começa a funcionar oficialmente o primeiro serviço meteorológico da Rússia. As primeiras observações meteorológicas na Rússia começaram a ser realizadas em São Petersburgo, em 10 de abril de 1722, por um decreto de Pedro, o Grande. A primeira estação meteorológica do país foi criada em 1724, e a partir de dezembro de 1725 começaram a ser realizadas junto à Academia de Ciências da Rússia observações com ajuda de barômetro e termômetro. No início do século 19 o país contava com 50 estações meteorológicas, e ao fim do século a Rússia detinha o melhor sistema de previsões meteorológicas do mundo.

1899 – Nasce Lev Vladimirovich Kuleshov, cineasta russo e grande estudioso de teorias cinematográficas, que ajudou a fundar a primeira escola de cinema do mundo, a Escola de Cinema de Moscou. Morreu em 1970.

1906 – Morre Aleksander Stepanovich Popov, físico, técnico eletrônico e professor russo nascido em 1859. Foi um dos criadores do rádio.

1945 – O Exército Soviético inicia a ofensiva contra a Prússia Oriental (província da Alemanha) durante a Segunda Guerra Mundial. A operação resulta na ocupação da Prússia Oriental e na libertação da região norte da Polônia.

1953 – A União Soviética inicia as prisões relativas ao caso do Complô dos Médicos, uma conspiração, sob ordens da inteligência dos Estados Unidos, que teria como objetivo assassinar os principais quadros do Partido Comunista da União Soviética, inclusive o próprio Stalin.

1991 – Os Exércitos da União Soviética tomam de assalto o prédio do centro de televisão de Vilnius, capital da República da Lituânia. A data passa a ser comemorada no país como o Dia dos Defensores da Liberdade.

Tags: cineasta russo, defensores liberdade, escola cinema, físico químico, moscou, pedro o grande, rússia