Acontecimentos
Aconteceu em 1.º de fevereiro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
1816 – É criada a União da Salvação, a primeira organização política secreta da Rússia, formada por membros oposicionistas da nobreza russa, depois conhecidos como dezembristas.
1820 – Nasce Alexander Nikolayevich Serov, famoso compositor e crítico musical russo, pai do pintor Valentin Serov. Alexander Serov morreu em 1871.
1923 – É aberta a primeira casa de poupança da União Soviética.
1924 – O Reino Unido reconhece oficialmente a União Soviética.
1930 – Tem início a coletivização em massa da União Soviética, com a resolução da Comissão Central Eleitoral e do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética intitulada "Sobre Medidas para Reforçar a Transformação Socialista da Agricultura nas Áreas de Coletivização Completa e Sobre a Luta contra os Kulaks".
1931 – É inaugurada em São Petersburgo a fábrica central da Lenfilm, o maior estúdio de cinema da Rússia e um dos maiores do mundo.
1931 – Nasce Boris Nicolaievich Yeltsin, primeiro presidente da Rússia após o fim da União Soviética. Eleito democraticamente em 1991, governou o país entre 1991 e 1999. Yeltsin morreu em 2007.
1945 – É criado na Rússia o Quarteto de Cordas Aleksander Borodin, homenageando o famoso compositor russo de origem georgiana que foi membro do nacionalista Grupo dos Cinco, ao lado dos compositores Mily Balakirev, Cesar Cui, Modest Mussorgsky e Nikolai Rimsky-Korsakov.
1949 – Começa a ser desenvolvido o novo plano geral de reconstrução de Moscou, o primeiro plano de reestruturação urbana da capital russa, criado para interligar a então recente estrutura radial a novas áreas e bairros em desenvolvimento através da construção de novas vias rodoviárias circulares na cidade.
1969 – A União Soviética estabelece relações diplomáticas com a República do Peru.
1980 – A União Soviética estabelece relações diplomáticas com o Reino de Lesoto, um dos menores países do continente africano, enclave da África do Sul.
1992 – Rússia e Estados Unidos assinam declaração sobre o fim da Guerra Fria.
2009 – O Bispo Kirill é entronizado como Patriarca de Moscou e de Toda a Rússia, o mais alto título da Igreja Ortodoxa Russa.