Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 10 de fevereiro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

A Rússia comemora nesta data o Dia do Diplomata Russo, estabelecido por decreto do presidente da Federação Russa em 31 de outubro de 2002, em homenagem aos 200 anos do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Também em 10 de fevereiro, a Rússia celebra o Dia da Memória de Alexander Sergueievich Pushkin, romancista e poeta, considerado por muitos o maior poeta russo e fundador da moderna literatura russa, morto nesta mesma data em 1837, em consequência de um grave ferimento recebido durante um duelo de pistolas contra o suposto amante da sua esposa. Pushkin foi pioneiro no uso do discurso vernacular em seus poemas e peças teatrais, criando um estilo de narrativa que misturava drama, romance e sátira associada com a literatura russa, influenciando fortemente desde então os escritores russos seguintes. Pushkin escreveu poemas, romances e peças teatrais. Entre suas obras mais conhecidas se encontram “O Prisioneiro do Cáucaso”, “Eugene Onegin”, “A História da Revolta de Purgatief” e “O Cavaleiro de Bronze”.

Túmulo de Alexander Pushkin no Mosteiro Svyatogorsky: Poeta morreu em 10 de fevereiro de 1837

1784 – Por decreto de Catarina II, a Grande, o porto e a fortaleza da península da Crimeia recebem o nome de Sevastopol, atualmente cidade pertencente à Ucrânia.

1810 – O Czar Alexandre I recusou o pedido de Napoleão Bonaparte de casar com a Princesa Anna Pavlovna, que anos depois se casaria com o Príncipe Guilherme VII, tornando-se rainha dos Países Baixos.

1890 – Nasce Boris Leonidovitch Pasternak, poeta e romancista russo, autor da saga “Doutor Jivago” e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1958. Morreu em 1960.

1891 – Morre Sofia Vasilyevna Kovalevskaya, matemática russa nascida em 1850. Foi a primeira mulher a ser nomeada para a Academia de Ciências da Rússia e a terceira a conseguir um cargo acadêmico como professora na Universidade de Estocolmo. Sofia se distinguiu por suas contribuições à teoria das equações diferenciais.

1945 – O Exército Vermelho inicia a Ofensiva da Pomerânia, episódio da Segunda Guerra Mundial contra a Alemanha nazista, na Pomerânia e na Prússia Oriental, o que possibilitou que o Exército Soviético se aproximasse mais de Berlim.

1947 – A Rússia assina em Paris os acordos de paz entre os países vencedores da Segunda Guerra Mundial e os ex-aliados da Alemanha nazista. Os acordos só entrariam em vigor em setembro daquele ano.

1995 – A Rússia assina em Alma Ata, no Cazaquistão, o acordo sobre a criação do Sistema de Defesa Antiaérea Unificado da Comunidade dos Estados Independentes.

1995 – A Rússia assina um memorando sobre a manutenção de paz e estabilidade nos países membros da Comunidade dos Estados Independentes.

1996 – Começa a famosa partida de xadrez entre o supercomputador da IMB Deep Blue e o enxadrista russo Garri Kasparov, considerado por muitos o maior enxadrista de todos os tempos. Durante o jogo, Kasparov ganhou três partidas, empatou duas e perdeu uma, obtendo a pontuação final de 4 a 2. Apesar da vitória de Kasparov, este se tornaria o primeiro jogo de xadrez em que um computador venceria uma partida contra um campeão do mundo sob regras de tempo oficiais. Um ano depois, após uma série de atualizações, o Deep Blue venceria Kasparov num novo confronto de 6 partidas, com 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

2007 – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa pela primeira vez da Conferência Sobre a Segurança, em Munique. Seu discurso, com severas críticas aos Estados Unidos e à OTAN e defendendo a instauração de uma ordem multipolar e a consolidação dos fundamentos legais e coletivos das relações internacionais, é considerado pela imprensa internacional como um dos mais polêmicos desse fórum nos últimos anos.

Tags: cazaquistão, czar rússia, dia diplomata, exército vermelho, munique, otan, prêmio nobel, putin, relações internacionais, rússia, xadrez