Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 11 de fevereiro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1697 – Pedro, o Grande, autoriza a venda de tabaco no Império Russo.

1720 – O carpinteiro e inventor russo Efim Nikonov Prokopievich começa a construir a “Embarcação Oculta”, o primeiro precursor do submarino na Rússia.

Retrato de Sergei Eisenstein, por Martiros Saryan, datado de 1940: Cineasta russo morreu em 11 de fevereiro de 1948

1829 – O dramaturgo, compositor e diplomata russo Alexandr Sergueievitch Griboiedov é assassinado em Teerã, na Pérsia, para onde fora enviado como ministro plenipotenciário da Rússia. Pouco depois de Griboledov chegar à cidade, um grupo de fanáticos assaltou a embaixada russa. Griboiedov, bem como a quase totalidade do pessoal diplomático, foi assassinado, e o seu corpo foi tão maltratado pelos assassinos que não pôde ser reconhecido senão por uma cicatriz numa das mãos, vestígio de um antigo duelo.

1943 – Stalin assina o decreto sobre o início do desenvolvimento da bomba atômica na União Soviética.

1948 – Morre Sergei Mikhailovitch Eisenstein, um dos mais importantes cineastas soviéticos, nascido em 1898. Relacionado ao movimento de arte da Vanguarda Russa, Eisenstein participou ativamente da Revolução de 1917 e da consolidação do cinema como meio de expressão artística, sendo considerado um clássico do cinema mundial. Entre outros, realizou "O Encouraçado Potemkin", de 1925.

1971 – O Tratado Sobre a Proibição da Colocação de Armas Nucleares e Outras Armas de Destruição em Massa no Leito do Mar e no Fundo do Oceano e em seu Subsolo é simultaneamente aberto para assinatura em Moscou, Londres e Washington.

Tags: armas destruição em massa, armas nucleares, bomba atômica, rússia