Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 1.º de março

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia.

A Rússia comemora em 1.º de março o Dia Mundial da Defesa Civil, instituído em 1990 pela Organização Internacional de Defesa Civil para promover o conhecimento sobre o tema e aumentar o prestígio dos serviços de segurança de seus países-membros. Nesta data, em 1972, a Organização Internacional de Defesa Civil recebeu o status de organização intergovernamental. Atualmente, ela inclui 50 países, e 16 outros têm o status de observadores.

A Rússia celebra o Dia do Perito Criminal. Neste dia, em 1919, foi fundado o primeiro serviço de perícia criminalística do Ministério do Interior da Rússia.

A Rússia comemora o Dia dos Gatos, uma celebração igualmente observada nesta mesma data em uma série de outros países, como China, Áustria e Inglaterra.

1325 – O Metropolita Pedro é persuadido pelo Príncipe Ivã Kalita a mudar sua residência de Vladimir para Moscou, que se torna a capital religiosa da Rússia.

1564– É lançado em Moscou o primeiro livro impresso da Rússia a ter um registro histórico preciso.  

1762 – O Imperador Pedro III publica decreto que libera a nobreza russa do serviço obrigatório estatal.

1810 – O Imperador Alexandre I publica manifesto proclamando a adesão da Abecásia à Rússia.

1869 – O químico e inventor russo Dmitry Mendeleev formula a tabela periódica dos elementos químicos, que consiste num ordenamento de elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas, em que os elementos que apresentam propriedades semelhantes são dispostos em colunas.

1906 – Nasce Vera Menchik, enxadrista russo-tcheco-inglesa e primeira campeã mundial de xadrez. Em sua homenagem, o troféu para o time vencedor da Olimpíada Mundial de Xadrez tem o título de Copa Vera Menchik. Morreu em 1944.

1919 – Junto à milícia soviética, a polícia do Partido Bolchevique, é criado o instituto de análise forense.

1930 – É fundado o Instituto de Aviação de Moscou, um dos principais estabelecimentos de ensino de alta qualidade em engenharia.

1957 – São estabelecidos os limites dos fusos horários do território da União Soviética. Os fusos horários não existiam na Rússia até a Revolução de Outubro. Em 1919, o país foi dividido em 11 fusos, e a partir de 2010, em 9.

1966 – A estação interplanetária automática soviética Venera-3 atinge pela primeira vez na história a superfície do planeta Vênus.

1984 – O trem de alta velocidade ER200 começa a operar entre Moscou e São Petersburgo.

1990 – A União Soviética e o Vaticano estabelecem relações diplomáticas.

1996 – É criado o Cosmódromo Svobodnyi, fechado pelo governo russo em fevereiro de 2007.

2001 – Rússia e Geórgia dão início ao regime de exigência de vistos.

2011 – Entra em vigor a nova lei da polícia russa, que define sérias mudanças no comportamento da instituição, a começar pela sua denominação: a Milícia da era soviética passa a se chamar Polícia. A lei, elaborada pelo Executivo e aprovada pelo Legislativo, teve intensa participação da sociedade russa através de sugestões enviadas pela internet.

Tags: imperador russo, moscou, nobreza, rússia, trem, vaticano