Acontecimentos
Aconteceu em 17 de março
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
1856 – Nasce Mikhail Aleksandrovich Vrubel, pintor russo relacionado ao movimento simbolista. Com obras no Simbolismo e no Art Nouveau, é muitas vezes tido como o maior representante deste último movimento na Rússia. Foi, na realidade, um artista solitário, isolado das principais correntes da sua época e muito criticado pelos seus contemporâneos. Morreu em 1910.
1921 – Morre Nikolai Yegorovich Zhukovsky, cientista russo nascido em 1847, considerado o fundador da aerodinâmica e da hidrodinâmica modernas. Numa época em que cientistas contemporâneos zombavam da ideia do voo humano, Zhukovsky foi o primeiro a estudar e apresentar resultados conclusivos sobre o fluxo aéreo. Com sua hipótese de circulação do ar, ele foi o primeiro cientista a explicar matematicamente a origem da força de sustentação aerodinâmica, definindo os principais perfis de asas e hélices de avião e construindo o primeiro túnel de vento da Rússia. Foi também o primeiro a dimensionar a força de sustentação gerada por um corpo que se move num fluido ideal como sendo proporcional à velocidade e à circulação em torno do corpo. A partir de 1872, Zhukovsky foi professor na Universidade Técnica Estatal Bauman, de Moscou. Em 1904, fundou o primeiro Instituto de Aerodinâmica nos arredores de Moscou, e em 1918 foi fundador e chefe do Instituto Central de Aero-Hidrodinâmica da Rússia. A cidade de Zhukovsky, perto de Moscou, e uma cratera na Lua foram batizadas em sua homenagem.
1926 – Morre Aleksei Alekseevich Brusilov, general de cavalaria russo nascido em 1853, mais conhecido por ter desenvolvido táticas ofensivas militares empregadas na Ofensiva Brusilov de 1916. Suas memórias da guerra foram traduzidas para a língua inglesa e publicadas em 1930 como "A Soldier's Notebook, 1914-1918".
1937 – É aprovada na União Soviética a lei que priva os camponeses da liberdade de deslocamento.
1991 – É realizado um referendo sobre o futuro da União Soviética em nove das suas quinze repúblicas. 78% dos eleitores apoiaram a manutenção do sistema federativo da União Soviética. O referendo foi boicotado nas outras seis repúblicas.