Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 23 de março

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

A comunidade meteorológica da Rússia celebra nesta data o Dia Mundial do Meteorologista, que comemora a entrada em vigor do convênio que criou a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 23 de março de 1950, órgão associado às Nações Unidas (ONU). A OMM, que tem sede em Genebra, na Suíça, trabalha como uma facilitadora mundial, estabelecendo as bases das contribuições da Meteorologia para alguns dos principais problemas que estão afetando a vida do planeta, como diminuição dos recursos hídricos, desertificação e mudanças climáticas. A cada ano os eventos comemorativos desta data são regidos por um tema escolhido pela própria Organização Meteorológica Mundial. O deste ano é: “O tempo, o clima e a água: motores de nosso futuro”.

1801 – O Imperador Paulo I é assassinado em seu quarto no Castelo Mikhailovsky por um grupo de oficiais descontentes. Filho da Imperatriz Catarina II, a Grande, e de caráter instável e autoritário, Paulo I governou a Rússia de forma excêntrica entre 1796 e 1801, levando o país à Segunda Coligação contra a França revolucionária, em 1798, e, em 1801, à Neutralidade Armada, coalizão com Suécia, Dinamarca e Prússia para preparar o Báltico contra um possível ataque inglês.

1876 – O engenheiro elétrico e inventor russo Pavel Nikolayevich Yablochkov registra a patente da lâmpada Yablochkov, tipo de lâmpada de arco que precedeu as modernas lâmpadas de descarga de mercúrio e sódio, e que foi amplamente utilizada em sistemas de iluminação pública de diversas cidades do mundo até os anos1920. O primeiro sistema de iluminação pública baseado na lâmpada de Yablochkov foi instalado em 1881 nas ruas de Paris.

1983 – É lançado do Cosmódromo de Baikonur, a bordo do foguete transportador Proton, o observatório espacial soviético Astron, telescópio projetado para observações astrofísicas através de raios X e ultravioleta.

2001 – A Mir, antiga estação espacial soviética e, naquela data, russa, cai no Pacífico Sul, próximo às ilhas Fiji. A Mir foi a primeira estação de pesquisa científica habitada permanentemente e por longo prazo no espaço. Depois de várias colaborações conjuntas, tornou-se internacional, permitindo a acessibilidade a cosmonautas e astronautas de diferentes países. A Mir foi construída pela junção de seis módulos enviados separadamente para o local entre 1986 e 1996.

Tags: dia mundial metereologista, foguete proton, ilhas fiji, imperatriz catarina ii, onu, pacífico sul, rússia