Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 4 de abril

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1753 – Por decreto da Imperatriz Isabel I, a pena de morte é abolida no Império Russo.

1786 – Decreto da Imperatriz Catarina II, a Grande, proíbe a soltura de balões como sinal de aviso em casos de incêndio e situações de emergência no Império Russo, uma imposição que atrapalharia por longos anos o desenvolvimento da aeronáutica na Rússia. Catarina II considerava o balonismo e a aeronáutica em geral atividades inúteis, e se opunha de forma categórica a qualquer tentativa de sua prática no país.

O projetista de aviões Oleg Antonov (à esq.), em foto de 1966. Antonov morreu em 4 de abril de 1984

1850 – É posta à venda em São Petersburgo a primeira edição completa do romance em versos “Eugene Onegin”, clássico da literatura russa, escrito pelo grande poeta Alexander Pushkin.

1917 – O ministro do Exterior do Governo Provisório, instituído após a Revolução Comunista, divulga oficialmente as intenções da Rússia durante a Primeira Guerra Mundial. Eram elas: a criação da Tchecoslováquia e da Iugoslávia, a reunificação das terras ucranianas da Áustria-Hungria com a Rússia e a posse de Constantinopla (ou Istambul) e do estreito de Bósforo.

1932 – Nasce Andrei Tarkovski, um dos mais importantes e influentes cineastas russos, autor de clássicos do cinema mundial como “Andrey Rublev”, “Solaris” e “Stalker”, entre outros. Sua obra é marcada por um profundo sentido espiritual, e seu compromisso com a arte ficou marcado em seu livro “Esculpir o Tempo”, obra essencial a todos os amantes da sétima arte. Tarkovski morreu em 1986.

1949 – Resolução do Conselho de Ministros da União Soviética determina o fechamento das estações de rádio não soviéticas no país.

1970 – Os restos mortais do líder nazista Adolf Hitler são cremados, e as cinzas jogadas no rio Elba, nas proximidades da cidade alemã de Biederitz, pelos agentes da KGB, o Comitê de Segurança do Estado, responsável pelos serviços secretos da União Soviética.

1972 – Representantes suecos foram proibidos de entrar na União Soviética para realizar a entrega do Prêmio Nobel de Literatura ao romancista, dramaturgo e historiador russo Alexander Soljenitsin, cujas obras conscientizaram o mundo quanto aos gulags, sistema de campos de trabalhos forçados existente na antiga União Soviética.

1984 – Morre Oleg Konstantinovich Antonov, construtor e projetista de aviões soviético, nascido em 1906, fundador da empresa Antonov, fabricante de aeronaves mundialmente conhecidas pelo prefixo "An".

Tags: literatura russa, ministerio exterior, prêmio nobel literatura, revolução comunista, rússia, são petersburgo