Acontecimentos
Aconteceu em 11 de abril
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
A Rússia celebra em 11 de abril o Dia Mundial da Luta Contra o Mal de Parkinson, data criada para refletir sobre essa que é uma das doenças degenerativas mais preocupantes para pessoas acima dos 60 anos de idade, causando tremores e rigidez e aumentando a tendência a quedas. O Mal de Parkinson ainda não tem causa conhecida, e interfere em uma área do cérebro denominada “Substância Negra”, responsável pela produção da dopamina, neurotransmissor que age no controle dos movimentos finos e coordenados. Trata-se de uma doença que por ora não possui nem cura nem prevenção.
Também em 11 de abril a Rússia celebra o Dia internacional de Libertação dos Prisioneiros dos Campos de Concentração Fascistas. Durante a Segunda Guerra Mundial, no território da Alemanha e dos países que por ela ocupados funcionavam mais de 14 mil campos de concentração, em que estiveram 18 milhões de pessoas. Cinco milhões delas eram cidadãos da União Soviética.
1832 – É introduzida na Rússia a cidadania honorária, título de honraria concedido por méritos pessoais.
1857 – O Imperador Alexandre II aprova o brasão de armas da Rússia, uma águia de duas cabeças.
1950 – Morre Vatslav Fomich Nijinski, lendário bailarino e coreógrafo russo de origem polonesa, nascido em 1890 e considerado um dos maiores bailarinos do seu tempo. Nijinski viveu a dança desde os 4 anos de idade, participando das apresentações de seus pais, que eram bailarinos poloneses que se apresentavam em teatros e circos. Para os críticos, Nijinski revolucionou o balé no início do século XX, conciliando sua extraordinária técnica com um incrível poder de sedução da plateia. Por isso, foi chamado deus da dança, a oitava maravilha do mundo e ainda Vestris do Norte, uma referência ao bailarino francês Auguste Vestris, junto ao qual ele seria sepultado no cemitério de Montmartre, em Paris.
1990 – O Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética publica uma carta oficial com recomendação de que todos os seus membros adeptos de reformas radicais no país sejam expulsos do Partido.