Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 13 de abril

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1830 – São concluídos os trabalhos de elaboração da primeira coleção completa das leis do Império Russo. 1883 – Nasce Alexander Vasilyevich Alexandrov, compositor soviético, autor da música para o Hino Nacional da União Soviética, que, em 2001, se tornou o atual Hino da Rússia, recebendo uma nova letra. Alexandrov morreu em 1946.

1895 – Nicolau II assina o decreto sobre a criação no Palácio Mikhailovsky, em São Petersburgo, do “Museu Russo do Imperador Alexandre III”. Atualmente conhecido como Museu Russo, ele foi aberto pela primeira vez à visitação pública em 1898, apresentando uma coleção de cerca de 6 mil itens. Atualmente, a sua vasta coleção – a maior em seu tipo em todo o mundo – compreende cerca de 400 mil itens de todas as escolas e gêneros que floresceram ao longo da História da Rússia.

1897 – Nasce Eduard Kazimirovich Tisse, fotógrafo de cinema soviético que atuou como diretor de fotografia em todos os filmes do famoso cineasta Sergei Eisenstein. É tido como um dos fundadores da escola russa de fotografia de cinema. Morreu em 1961. 1904 – Morre Vasily Vasilyevich Vereshchagin, um dos mais famosos pintores de guerra russos e um dos primeiros artistas a ser reconhecido no exterior.

1916 – No decorrer da Primeira Guerra Mundial, a Fábrica de Automóveis Russo-Balt é transferida de Riga, capital da Letônia, para Moscou. A Russo-Balt foi um dos maiores centros industriais da Rússia Imperial, inicialmente responsável pela produção de vagões de trem e embarcações, e posteriormente, entre 1909 e 1923, pela produção de máquinas agrícolas, motores a querosene, aeronaves e veículos para diversos fins. Em 1921 a empresa construiu uma segunda fábrica, hoje conhecida como Centro Estatal Espacial de Produção e Pesquisa Khrunichev, uma das maiores corporações espaciais da Rússia, responsável pela produção de engenhos como os módulos espaciais da Estação Espacial Internacional e os foguetes Proton.

1925 – É fundada a Sociedade de Cegos da União Soviética.

1941 – A União Soviética e o Japão assinam o Pacto de Não Agressão, dois anos após a breve guerra de fronteira entre os dois países. 1963 – Nasce na República Socialista Soviética do Azerbaijão, parte da União Soviética, Garry Kasparov, grande mestre e ex-campeão mundial de xadrez, escritor e ativista político, e considerado por muitos o maior enxadrista de todos os tempos.

Tags: cegos sociedade, imperador russo, rússia, são petersburgo