Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 27 de abril

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

A Rússia celebra em 27 de abril o Dia do Cartório, uma comemoração não oficial criada em razão de nesta data, em 1866, o Imperador Alexandre II ter instituído o primeiro serviço notarial da Rússia.

1701 – Pedro, o Grande, funda a Escola de Matemática e Navegação de Moscou, importante instituição educacional russa, que funcionou até o ano de 1752.

1812 – O Imperador Alexandre I recebe, em nota, uma série de exigências assinadas por Napoleão Bonaparte. A ussorio rrecusa em cumprir essas exigências daria início, em 12 de junho daquele ano, à chamada Campanha da Rússia, que foi uma gigantesca operação militar realizada pelos franceses e seus aliados contra a Rússia, sob o comando de Napoleão Bonaparte, e que teve efeito decisivo sobre o desenrolar das chamadas Guerras Napoleônicas.

1906 – Começa a funcionar a primeira Câmara dos Deputados da Rússia.

1963 – O líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, chega pela primeira vez a Moscou. A viagem de Cuba à Rússia foi realizada em segredo, pelo temor de um possível ataque americano.

1992 – O conselho dos dirigentes do Fundo Monetário Internacional (FMI) vota a admissão da Rússia e de outros 13 países, antigos membros da União Soviética, na organização.

1993 – É aprovada na Rússia a lei “Sobre Recursos Contra Ações e Resoluções que Violam os Direitos e as Liberdades dos Cidadãos", que deu aos russos o direito de contestar perante os tribunais qualquer tipo de decisão de órgãos oficiais do país.

2007 – O Presidente Vladimir Putin assina o decreto de criação da Corporação Estatal de Energia Atômica da Rússia, a Rosatom, responsável pelo controle de todos os ativos nucleares do país.

2007 – Morre Mstislav Leopoldovitch Rostropovich, violoncelista e maestro soviético, mais tarde naturalizado americano, unanimemente apontado como o maior violoncelista do século XX. Nascido em 1927 no Azerbaijão, então parte da União Soviética, Rostropovich se mudou para Moscou ainda muito pequeno, dando início aos seus estudos no Conservatório da cidade (do qual mais tarde seria docente), tendo como professores, entre outros, Dmitri Shostakovitch e Sergei Prokofiev. Em 1974, Rostropovich fugiu da então União Soviética, por sua defesa intransigente dos direitos humanos e seu apoio a figuras dissidentes, como o escritor Aleksandr Solzhenitsyn. Em 1978 teve sua cidadania revogada devido à oposição ao regime. Conseguiu regressar ao país apenas 16 anos depois, durante o governo de Mikhail Gorbachev.

Tags: império russo, putin, rússia