Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 4 de junho

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1777 – Nasce Alexei Petrovich Yermolov, general que comandou as tropas do Império Russo na Guerra do Cáucaso. Yermolov morreu em 1861.

1896 – É assinado em Moscou um tratado secreto entre a Rússia e a China, segundo o qual a Rússia prometeu proteção em caso de uma possível agressão por parte do Japão, ganhando, assim, o direito de construir a Ferrovia da China Oriental, na Manchúria.

1903 – Nasce o maestro russo Evgueny Mravinsky, considerado um dos grandes regentes do século 20. Mravinsky morreu em 1988.

1951 – Morre Sergei Kussevitzky, maestro, compositor e baixista russo, famoso por seu longo mandato de diretor musical da Orquestra Sinfônica de Boston, de 1924 até 1949.

1956 – O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulga um relatório secreto de Nikita Kruschev sobre "o culto à personalidade e suas consequências". O relatório foi divulgado pela Rádio Europa Livre.

1972 – O poeta russo Joseph Brodsky é forçado a emigrar. Em uma carta a Leonid Brejnev, ele escreve: "Estou triste por deixar a Rússia. Acredito que vou voltar. Os poetas sempre voltam – em pessoa ou no papel.”

1975 – A banda Rolling Stones se torna o primeiro grupo de rock ocidental a receber direitos autorais por suas músicas na União Soviética.

1976 – Nasce o político e advogado Alexei Navalnyi, que figura na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo no ano de 2012, elaborada pela revista americana “Times”.

1977 – É publicado, para discussão pública, um projeto de Constituição da União Soviética.

1977 – Nasce Roman Miroshnichenko, um dos mais celebrados virtuoses da guitarra do jazz contemporâneo e com frequência a principal atração de prestigiados festivais de jazz em todo o mundo.

Tags: china, estados unidos, moscou, revista times, união soviética