Acontecimentos
Aconteceu em 7 de junho
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
1732 – É inaugurado em São Petersburgo o primeiro Palácio de Inverno, construído para a Imperatriz Anna Ivanovna.
1794 – Nasce o filósofo russo Pyotr Chaadaiev. Suas oito cartas filosóficas sobre a Rússia foram proibidas de ser publicadas no idioma do país devido ao forte caráter crítico do significado da Rússia para a História e a política mundial. Chaadaiev morreu em 1856.
1848 – Morre Vissarion Belinskii, ensaísta, escritor, crítico literário e filósofo russo. Belinskii profetizou a grande era da literatura russa, mas não sobreviveu para presenciar o grande triunfo das obras de Dostoievsky, Tolstoi e Turgueniev.
1867 – São publicadas na Rússia regras especiais para o controle dos estudantes, a ser exercido pelas autoridades universitárias e policiais.
1917 – O Partido Socialista Revolucionário é dividido entre os esquerdistas, que apoiavam os bolcheviques e o Partido Comunista, e os direitistas, que apoiavam o governo provisório.
1950 – O governo soviético emite um memorando sobre a Antártida, dirigido contra os Estados Unidos, que planejavam manter os assuntos do continente gelado no círculo estreito dos países ocidentais. O memorando afirmava não reconhecer qualquer decisão com relação à Antártida tomada sem a participação da União Soviética, mencionando a prioridade das descobertas russas naquele continente. Somente em 1959 seria assinado um acordo internacional sobre a utilização da Antártida para fins exclusivamente pacíficos e sobre a liberdade da pesquisa científica no continente.
1952 – Nasce Darya Dontsova, escritora russa de romances policiais que produziu aproximadamente 150 livros.
1990 – Numa reunião em Moscou, representantes dos sete países do Pacto de Varsóvia decidem reconsiderar a natureza e as funções da aliança, passando do caráter militar para o político. No ano seguinte, o Pacto de Varsóvia foi extinto, num dos episódios que marcaram o fim da Guerra Fria.