Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 13 de junho

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1860 – É criado o Banco Estatal da Rússia.

1891 – Nasce Vladimir Vladislavsky, ator soviético de teatro e cinema. Vladislavsky foi condecorado como Artista do Povo da União Soviética em 1967. Ele morreu em 1970.

1909 – A Duma aprova lei para fortalecer a “russificação” da Finlândia.

1912 – É oficialmente inaugurado em Moscou o Museu Estatal Pushkin de Belas-Artes, o maior museu moscovita dedicado à arte europeia e um dos maiores do mundo no gênero.

1918 – Morre o Grão-Duque Miguel da Rússia, o irmão mais novo do Czar Nicolau II da Rússia. Após a Revolução de Fevereiro, Nicolau abdicou do trono em seu favor, mas Miguel recusou o poder e marcou eleições de uma Assembleia Constituinte. A morte do Grão-Duque Miguel foi apenas o princípio de uma série de assassinatos de membros da Família Romanov que ocorreram entre junho de 1918 e janeiro de 1919. Ao todo, 18 membros da família foram mortos durante aquele período.

1958 – Nasce o ator russo de cinema e teatro Sergei Makovetksy. Ele atuou em importantes peças de Gogol e Tchekhov. Makovetksy foi condecorado como Artista do Povo da União Soviética em 1998.

1966 – Nasce o matemático russo Grigori Perelman. Em 2006, ele recebeu a Medalha Fields, a maior distinção nesse ramo científico, concedida pela União Internacional de Matemática e considerada o Nobel das Ciências Exatas. Para tanto, Perelman levou 10 anos para resolver a Conjectura de Poincaré, que descreve o formato do universo e intriga especialistas há pelo menos 100 anos. O matemático russo, no entanto, recusou a condecoração, o que viria a fazer, novamente, em 2010, quando não aceitou o prêmio de um milhão de dólares que acompanha a Medalha Fields. Desde que foram divulgadas na internet e em publicações especializadas, as demonstrações de Perelman nunca foram refutadas.

Tags: duma, museu pushkin belas artes, rússia