Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 16 de outubro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

Em 16 de outubro a Rússia celebra o Dia Mundial da Alimentação, criado em 1981 e atualmente comemorado em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre questões da nutrição e alimentação. Esta data assinala ainda a fundação da FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

1739 – Morre o Príncipe Grigori Potemkin, marechal de campo russo, estadista e favorito da Imperatriz Catarina II a Grande. Potemkin foi responsável por colonizar as estepes ucranianas, conquistadas pela Rússia em guerras com a Turquia. Fundou diversas cidades, entre as quais Sevastopol e Dnepropetrovsk.

1813 – Começa a Batalha das Nações, conflito militar ocorrido na cidade alemã de Leipzig, entre o exército francês de Napoleão Bonaparte e os exércitos de Rússia, Prússia, Áustria e Suécia. A batalha terminou três dias depois, em 19 de outubro, com a derrota de Napoleão.

1853 – Turquia, Reino Unido e França declaram guerra à Rússia Imperial.

1907 – A Rússia assina com a Alemanha o Protocolo de São Petersburgo, acordo secreto em que as partes concordavam com a manutenção do status quo no mar Báltico e apresentavam garantias mútuas de não alterar as fronteiras territoriais naquela região.

1927 – O governo da União Soviética anuncia a implementação gradual no país da jornada de trabalho de 7 horas.

1930 – É lançado o primeiro número do jornal “Moscow News”, publicação em inglês destinada aos estrangeiros residentes na União Soviética. Com o passar do tempo o jornal passaria a ser editado também nos Estados Unidos, Israel, Alemanha e Austrália, sendo vendido em 54 países ao redor do globo.

1959 – Inauguração das primeiras passagens subterrâneas para pedestres da cidade de Moscou.

1962 – Nasce Dmitri Khvorostovsky, célebre barítono russo, aclamado como cantor de óperas, recitais e concertos. Em 1991 ele foi citado pela revista americana “People” como uma das 50 pessoas mais bonitas do planeta.

1988 – A TV Central da União Soviética inicia a transmissão da telenovela brasileira “Escrava Isaura”, com Lucélia Santos no papel principal. Primeira telenovela exibida no país, a série foi recebida com grande entusiasmo pelo público soviético e pela crítica. A palavra “fazenda” passou a fazer parte do vocabulário russo como sinônimo irônico para as dachas, nome dado a pequenos terrenos com casa de campo na União Soviética e hoje na Rússia.

2002 – É concluído o primeiro censo da Federação da Rússia, elaborado pelo Serviço Federal Russo de Estatísticas Estatais, o Rosstat. Os participantes do censo deveriam declarar de que país ou países eram cidadãos. Dos que responderam ao censo, 142.442.000 declararam ser cidadãos russos, dos quais 44.000 também afirmaram ser cidadãos de outros países. Entre a população residente russa, havia 1.025.413 estrangeiros e 429.881 apátridas. E 1.269.023 pessoas não informaram a sua nacionalidade.

Tags: escrava isaura, mar báltico, novelas brasileiras, rússia, são petersburgo, un ião sovietica