Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 17 de outubro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

Em 17 de outubro a Rússia celebra o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas a fim de incentivar, envolver e mobilizar esforços de países em programas de busca de soluções globais para esse problema de tão ampla, flagrante e grave incidência mundial. Hoje, cerca de 1,2 bilhão de pessoas – 20% da população mundial – vive abaixo da linha de pobreza, com menos de um dólar por dia, aproximadamente 850 milhões sofrem de fome e 30 mil morrem de causas diretamente ligadas à pobreza.

1738 – O grande cientista russo Mikhail Lomonosov, autor da Lei da Conservação da Massa, publicada por ele em 1960, envia para a Academia de Ciências de São Petersburgo o seu primeiro artigo científico, intitulado “Sobre a Transformação de um Corpo Sólido em Líquido”.

1740 – Os membros da Segunda Expedição à Península de Kamchatka, liderada pelo explorador russo Vitus Bering, fundam a cidade de Petropavlovsk-Kamchatski. Localizada no Extremo Oriente da Rússia e cercada por cadeias montanhosas e vulcões em atividade, a cidade é hoje um importante centro turístico do país.

1740 – Morre aos 47 anos de idade Anna Ivanovna, imperatriz russa da Dinastia Romanov, que reinou como duquesa da Curlândia, atual Letônia, de 1711 a 1730, e como imperatriz da Rússia de 1730 a 1740. Anna era filha de Ivã V da Rússia e sobrinha de Pedro, o Grande. Seu reinado foi o primeiro a levar os limites russos até a Ásia Central.

1905 – O imperador russo Nicolau II assina o Manifesto de Liberalização Política e concede atribuições legislativas à Duma Nacional, a Câmara Baixa do Parlamento russo.

1918 – É fundado em Moscou o Museu Estatal do Brinquedo, primeiro do gênero no mundo.

1938 – O governo da União Soviética institui a criação de medalhas por bravura em guerra e por méritos em combate.

1961 – É aberto o 22.º Congresso do Partido Comunista da União Soviética, durante o qual foi aprovado o 3.º Programa do Partido Comunista, que fixava o objetivo da formação plena de uma sociedade comunista até o ano de 1980.

1962 – Morre Natalia Goncharova, figurinista, cenógrafa e pintora do estilo cubo-futurista, que teve grande papel na criação e desenvolvimento da chamada Vanguarda Russa. Este termo é comumente utilizado em referência a uma série de movimentos artísticos e culturais que ocorreram na Rússia aproximadamente entre as décadas de 1890 e 1930, especialmente durante a primeira fase da Revolução Russa. Junto ao seu marido e também vanguardista da pintura russa, Mikhail Larionov, Goncharova desenvolveu o raionismo, uma arte cuja proposta era "flutuar para além da abstração", fora do tempo e do espaço, a fim de quebrar as barreiras que separam o artista e o público.

1991 – É inaugurada a GlasNet, a primeira operadora de acesso à Internet da União Soviética.

Tags: glasnet, partido comunista, rússia