Acontecimentos
Aconteceu em 19 de outubro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
1787 – Nasce Aleksey Orlov, príncipe e conselheiro dos Imperadores Nicolau I e Alexandre II. Ele teve atuação destacada na condução da política externa russa durante o século 19. Morreu em 1862.
1812 – Napoleão Bonaparte deixa Moscou e inicia a retirada de suas tropas da Rússia, operação em que perderia praticamente todo o seu exército. Os franceses haviam ocupado Moscou após vencerem a famosa Batalha de Borodino, em 7 de setembro daquele ano. Os russos, no entanto, atearam fogo em diversos locais da cidade, e em cinco dias de ininterruptos incêndios destruíram dois terços de suas construções, além de enormes quantidades de mantimentos necessários às exauridas tropas de Napoleão. A falta de alimentos, os constantes ataques dos russos e a rápida chegada do inverno forçaram os franceses a deixar Moscou, protagonizando uma das retiradas mais dramáticas da História.
1845 – A Academia de Ciências de São Petersburgo recebe a primeira reunião da Sociedade Geográfica Russa. Fundada em agosto daquele mesmo ano, ela é hoje a mais antiga organização pública da Rússia, e uma das mais antigas sociedades geográficas do mundo.
1875 – O químico e inventor russo Dmitry Mendeleev, famoso pela autoria da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, propõe à Sociedade Física da Universidade de São Petersburgo a ideia de um balão com uma gôndola pressurizada para o estudo das altas camadas da atmosfera. Mendeleev, além de químico, era também um eminente estudioso em diversas áreas da ciência, como Física, Geologia, Meteorologia e Aeronáutica.
1916 – Nasce Emil Gilels, grande pianista clássico soviético, aclamado pelo seu brilhante domínio da técnica e pelo apurado controle da tonalidade do piano. Gilels foi o primeiro artista soviético a ter permissão de viajar extensivamente para o Ocidente. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1947, Gilels começou uma turnê pela Europa, e fez a sua primeira apresentação na América em 1955, interpretando o “Concerto para Piano N.º 1”, de Tchaikovsky, na Filadélfia. Ele era considerado um herói na União Soviética, recebendo o Prêmio Stalin em 1946, a Ordem de Lenin em 1961 e 1966 e o Prêmio Lenin em 1962. Gilels morreu em 1985.
1929 – Nasce Igor Novikov, célebre atleta russo de pentatlo moderno, esporte olímpico composto por hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. Nessa categoria, Novikov venceu duas Olimpíadas e nove Campeonatos Mundiais, e foi quatro vezes campeão da União Soviética. Ele morreu em 2007.
1939 – Nasce Vyacheslav Klykov, escultor, autor de monumentos e esculturas de grandes figuras históricas da Rússia, como Pushkin, Zhukov e muitos outros. Klykov morreu em 2006.
1956 – União Soviética e Japão assinam uma declaração conjunta que interrompe o estado de guerra e restabelece as relações diplomáticas entre os dois países.
2002 – É realizada em Manama, no Bahrein, a oitava e decisiva partida entre o campeão mundial de xadrez, o russo Vladimir Kramnik, e o mais potente computador da época, o Deep Fritz. A partida terminou em empate, e o placar geral da disputa ficou em 4 a 4.