Acontecimentos
Aconteceu em 13 de dezembro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
1742 - durante o reinado da Czarina Elisaveta Petrovna é ordenada, por decreto, a imediata expulsão de todos os judeus da Rússia.
1780 - nasce Karl Nesselrode, político e chanceler russo que ocupou por mais tempo na história do Império Russo o cargo de Ministro do Exterior. Ele morreu em 1862.
1836 - morre Nikolai Sklifosovsky, cirurgião e fisiologista russo de origem ucraniana, nascido em 1836. Ele foi professor de medicina em São Petersburgo e em Kiev. O Instituto de Emergência e de Primeiros Socorros de Moscou, o principal do gênero da capital russa, leva seu nome desde 1923.
1848 - são instaladas em São Petersburgo as primeiras caixas postais da Rússia, feitas em madeira coberta com chapas metálicas e pintadas de azul. Inicialmente instaladas apenas em casas de correios da cidade, logo elas se espalhariam para as ruas da antiga capital russa.
1873 - nasce o poeta, romancista, tradutor, crítico literário e historiador russo, Valery Bryusov, um dos fundadores do simbolismo russo. Ele morreu em 1924.
1909 - morre Innokenti Ánnenski, poeta, crítico e tradutor russo, representante da primeira onda do simbolismo russo, nascido em 1855.
1944 - morre Wassily Kandinsky, proeminente pintor, designer e teórico das artes visuais russo, tido como um dos fundadores da arte abstrata. Nascido em 1866, em Moscou, Kandinsky recebeu uma educação primária com ênfase em música e artes em Odessa, na Ucrânia, e formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Estatal de Moscou. A decisão de tornar-se artista plástico veio apenas aos 30 anos de idade, quando ele foi inspirado por uma exposição de pintores impressionistas franceses em Moscou. Anos depois, já consagrado na sua nova profissão, Kandinsky tornou-se professor da Bauhaus, a primeira escola de design do mundo que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha, considerada como uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura. Hoje, as pinturas de Kandinsky são avaliadas em milhões de dólares no mercado internacional de artes, sendo arrematadas por valores recordes em leilões mundo afora.
1947 - morre na Índia Nikolai Roerich, pintor, escritor, filósofo, arqueólogo e líder espiritual russo nascido em 1874, e reconhecido internacionalmente por sua vasta obra. Roerich criou um Tratado Internacional de Paz, que propunha hastear bandeiras com um símbolo da cultura universal em todos os monumentos históricos e instituições educacionais, artísticas e científicas do mundo, a fim de indicar proteção especial e respeito em tempos de guerra ou de paz. O pacto foi apresentado por Roerich em Nova York, rendendo-lhe em 1929 uma indicação para o Prêmio Nobel da Paz. Em 15 de abril de 1935, o Presidente Franklin Roosevelt presidiu uma cerimônia máxima na Casa Branca, em Washington, na qual o Brasil, os Estados Unidos e 20 países latino-americanos firmaram definitivamente o seu Tratado Internacional de Paz.
1989 - o advogado e político russo Vladimir Zhirinovsky cria o Partido Liberal Democrata da Rússia, a terceira maior bancada da Duma, câmara baixa do parlamento russo. Pelo partido, Zhirinovsky foi 5 vezes candidato à presidência da Federação Russa, tendo perdido as últimas eleições de 2012 para Vladimir Putin. Figura polêmica da política russa, atualmente Zhirinovsky exerce mandato de deputado e ocupa o posto de vice-presidente da Duma, sendo também membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.