Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 25 de dezembro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1761 – Morre Elizaveta Petrovna, a Czarina Isabel da Rússia entre 1741 e 1761. Tendo subido ao trono depois que uma revolta militar derrubou o Czar Ivã VI da Rússia, Isabel realizou numerosas reformas, entre as quais se destacam: a abolição da pena de morte, o estabelecimento do Senado, a criação de um conselho político supremo, a supressão das aduanas interiores, a fundação da Universidade de Moscou e da Academia de Artes da Rússia e a reorganização do comércio interno do país.

1905 – É dissolvida a república separatista da cidade russa de Novorossiysk, formada após uma greve política em 12 de dezembro daquele ano, sob influência da agitação revolucionária e acompanhada por soldados e cossacos da guarnição local. O controle da cidade foi retomado pelos exércitos czaristas, e os responsáveis pelo movimento separatista condenados a anos de trabalhos forçados. O episódio de Novorossiysk, localizada no mar Negro e tida como a maior cidade portuária da Rússia, faz parte do que ficou conhecido como Revolução Russa de 1905, e que foi um movimento espontâneo, antigovernamental, que se espalhou por todo o Império Russo, aparentemente sem liderança, direção, controle ou objetivos muito precisos. Geralmente, esta revolução é considerada o marco inicial das mudanças sociais que culminaram com a Revolução de 1917.

1917 – É criada a República Socialista Soviética da Ucrânia, que após os anos de guerra civil, entre 1917 e 1921, se tornaria uma república da União Soviética em 1922.

1921 – Morre Vladimir Korolenko, contista, jornalista e ativista dos direitos humanos russo nascido em 1853. Seus escritos são conhecidos por sua secura, devida em grande parte à experiência de exilado na Sibéria. Grande crítico do regime czarista, Korolenko também foi, em seus últimos anos, um crítico mordaz dos bolcheviques.

1946 – É inaugurado em Moscou o F-1, primeiro reator nuclear da União Soviética e da Europa, tido como um monumento à ciência e à tecnologia. O reator foi projetado como uma estação experimental para o desenvolvimento de tecnologias e processos para criar plutônio.

1979 – Começa a incursão das tropas soviéticas no Afeganistão, dando início ao que ficou conhecido como a guerra afegã-soviética, um conflito armado de nove anos entre insurgentes mujahidin afegãos, que procuravam derrubar o regime comunista no país, e as tropas soviéticas, que apoiavam o governo marxista local. A retirada final das tropas começaria em 15 de maio de 1988 e seria concluída em 15 de fevereiro de 1989. Esta guerra matou 1 milhão de afegãos, enquanto outros 5 milhões se refugiaram nos países vizinhos. Em contrapartida, 52 mil soldados soviéticos foram mortos ou feridos. Este conflito é, no entanto, apenas um capítulo da longa guerra civil afegã, que começou em 1978 e perdura até hoje.

1991 – Mikhail Gorbachev renuncia ao cargo de presidente da União Soviética. Eleito secretário-geral do Partido Comunista em 11 de março de 1985, tornando-se o verdadeiro líder do país, as suas tentativas de reforma conduziram ao final da Guerra Fria e à dissolução da União Soviética.

1993 – Entra em vigor a primeira e atual Constituição da Rússia, aprovada num referendo nacional em 12 de dezembro após décadas de autoritarismo sob o regime soviético, assegurando finalmente direitos fundamentais aos seus cidadãos.

Tags: guerra fria, mikhail gorbachev, partido comunista, rússia, sibéria, união soviética