Acontecimentos
Aconteceu em 8 de fevereiro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
A Rússia celebra nesta data o Dia Internacional do Jovem Herói Antifascista, comemorado desde 1964 em honra aos jovens e às crianças que lutaram e morreram durante a Segunda Guerra Mundial.
Também hoje se comemora o Dia da Ciência Russa, instituído por decreto presidencial em 7 de julho de 1999. A data coincide com o decreto da fundação da Academia de Ciências da Rússia, emitido por Pedro, o Grande, em 8 de fevereiro de 1724.
E ainda em 8 de fevereiro é comemorado na Rússia o Dia do Corretor, instituído pelo Conselho Nacional do Sindicato dos Corretores de Imóveis em 1996.
1433 – O Grão-Príncipe de Moscou, Basílio II, cujo reinado durou de 1425 a 1462 e foi marcado pela maior guerra civil da História da Rússia Medieval, casa-se com a Princesa Maria Yaroslavna.
1676 – Morre Aleixo Romanov, segundo czar russo da Dinastia dos Romanov, nascido em 1629. Ele governou a Rússia entre 1645 e 1676.
1696 – Morre Ivã V, czar e protetor da Igreja Ortodoxa Russa e que governou o Império Russo entre 1682 e 1696. Durante seu reinado, Moscou era considerada a cidade sagrada da Ortodoxia, e a Rússia concebida como a Santa Rússia.
1724 – Decreto de Pedro, o Grande, funda a Academia de Ciências de São Petersburgo, que em 1917 passaria a se chamar Academia Russa de Ciências. A partir de 1918, com a chegada dos bolcheviques ao poder, a instituição foi impelida a aplicar-se nas questões da construção do Estado Soviético, recebendo em troca o seu apoio político e financeiro. Em 1925, o governo soviético reconheceu a Academia Russa das Ciências como “a mais alta instituição científica de toda a União", e a renomeou como Academia de Ciências da União Soviética. Em 1934 a sua sede foi transferida de Leningrado (antiga São Petersburgo) para Moscou, junto com vários institutos acadêmicos. E em 1991, com a queda da União Soviética, a instituição foi novamente transformada em Academia de Ciências da Rússia, herdando todas as instalações da Academia de Ciências da União Soviética no território russo e sendo reconhecida como a mais alta instituição científica do país.
1725 – Morre Pedro, o Grande, czar da Rússia e primeiro e um dos mais importantes imperadores da História do Império Russo, que reinou de 1682 a 1725 e se fez reconhecido como o líder supremo da Igreja Ortodoxa Russa. Pedro foi importante na modernização e ocidentalização da Rússia quando o país já estava muito atrasado em relação às potências ocidentais. Ele deu à Rússia o status de grande potência depois de derrotar a Suécia na Grande Guerra do Norte, que durou de 1700 a 1721.
1834 – Nasce Dmitri Mendeleev, químico e inventor russo, criador da primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos. Mendeleev era também um eminente estudioso em diversas áreas da ciência, como Física, Geologia, Meteorologia e Aeronáutica, além de ter sido o autor da fórmula que definiu as proporções ideais para a produção da vodca russa. Mendeleev morreu em 1907.
1837 – Alexander Pushkin, tido por muitos como o maior poeta da língua russa, enfrenta o Barão Georges de Gekkern em um duelo de pistolas e é mortalmente ferido, falecendo dois dias depois. O duelo foi provocado por cartas anônimas insinuando a infidelidade da esposa de Pushkin.
1904 – O Japão ataca o Império Russo em Port Arthur, dando início à Guerra Russo-Japonesa, o primeiro grande conflito do século 20.
1905 – São inaugurados os primeiros cursos de Jornalismo da Rússia.
1919 – O Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética publica o decreto “Sobre a Implantação da Contagem do Tempo Segundo o Sistema Internacional de Fusos Horários”, dividindo o país em 11 fusos. Atualmente a Rússia tem 9 fusos horários.
1921 – Morre Piotr Kropotkin, geógrafo e escritor russo nascido em 1842, um dos principais pensadores políticos do anarquismo do fim do século 19, considerado também o fundador da vertente anarco-comunista.
1928 – Nasce Vyacheslav Tikhonov, famoso ator soviético e russo, falecido em 2009.
1929 – O projetista e construtor de helicópteros russo Nikolai Kamov batiza o aparelho inventado por ele de “vertoliot”, deixando para trás a antiga denominação, até então usada na União Soviética, de “gelicopter”. Hoje a palavra “vertoliot” significa “helicóptero” em russo.