Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 20 de fevereiro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

A Rússia comemora em 20 de fevereiro o Dia Mundial da Justiça Social, proclamado em novembro de 2007 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas. Festejado pela primeira vez em 2009, este dia é dedicado à promoção de atividades nacionais segundo os objetivos e metas da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Social: a erradicação da pobreza, a criação de empregos, a igualdade de gêneros, o acesso ao bem-estar social e a justiça para todos. Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, “o Dia Mundial da Justiça Social é um chamado para todos os países tomarem medidas concretas que deem sentido aos valores universais da dignidade humana e oportunidades para todos”.

1054 – Morre Yaroslav I, o Sábio, grão-príncipe da Rússia Kievana, nascido em 978. Seu reinado marcou o apogeu de Kiev, capital da Rússia Kievana, fazendo com que a fé cristã ortodoxa fosse aceita pelos eslavos e criando o primeiro código de leis eslavo oriental, o Russkaya Pravda.

1729 – Nasce Fedor Volkov, ator e empreendedor teatral russo, responsável pela criação do primeiro teatro permanente da Rússia, e, portanto, considerado o fundador do teatro russo. Volkov morreu em 1763.

1819 – Emissão do decreto sobre a criação da Universidade Estatal de São Petersburgo, uma das instituições mais antigas de ensino na Rússia e, hoje, um dos maiores centros de ciência, educação e cultura de reputação internacional do país, mantendo acordos de cooperação científica com mais de 25 universidades estrangeiras.

1945 – Com o término da Segunda Guerra Mundial, o acervo do Palácio do Arsenal do Kremlin é reconduzido a Moscou. O museu havia sido fechado durante a guerra, e teve a maior parte das suas coleções levada para os Urais, como prevenção no caso de ocorrer uma eventual tomada de Moscou pelos exércitos nazistas.

1986 – Entra em órbita o primeiro módulo da estação espacial soviética, e posteriormente russa, Mir. Essa foi a primeira estação de pesquisa científica habitada permanentemente e por longo prazo no espaço. Depois de várias colaborações conjuntas, ela se tornou internacional, permitindo a acessibilidade a cosmonautas e astronautas de diferentes países. A Mir foi construída a partir da junção de vários módulos, enviados separadamente para o local entre 1986 e 1996. Originalmente concebida para se manter no espaço até 1991, ela continuou em funcionamento até 23 de março de 2001, sendo substituída em suas funções pela atual Estação Espacial Internacional.

1999 – Lançamento da nave espacial tripulada russa Soyuz TM-29.

 

Tags: estação espacial, história rússia, kremlin, rússia, segunda guerra mundial, soyuz tm 29