Acontecimentos
Aconteceu em 21 de fevereiro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 21 de fevereiro a Rússia comemora o Dia Internacional da Língua Materna, proclamado pela UNESCO em 17 de novembro de 1999 e reconhecido formalmente pela Assembleia-Geral das Nações Unidas. O Dia Internacional da Língua Materna teve origem no Dia do Movimento da Língua, que é comemorado em Bangladesh desde 1952. A data é celebrada anualmente pelos países-membros da UNESCO para promover a diversidade cultural e o multilinguismo.
1728 – Nasce Pedro III, czar que governou a Rússia por apenas 6 meses em 1762, sendo destituído por uma conspiração liderada por sua esposa, que o sucedeu como Catarina II, a Grande. Pedro iria falecer no mesmo ano de 1762, em circunstâncias até hoje pouco conhecidas.
1784 – Decreto da imperatriz déspota russa Catarina II, a Grande, dá o nome de Sebastopol ao porto e à fortaleza da região da Crimeia, atual República Autônoma da Ucrânia, fundando assim a atual cidade ucraniana de Sebastopol.
1886 – Nasce Aleksei Kruchenykh, importante poeta da «Era de Prata» russa. Kruchenykh é talvez o mais radical poeta do Futurismo russo, movimento artístico que incluiu grandes nomes da poesia russa. Ele também é apontado como um dos criadores do zaum, conceito utilizado para designar experimentos linguísticos do simbolismo fonético para a criação de línguas artísticas, realizados por alguns poetas futuristas russos. Kruchenykh morreu em 1968.
1920 – Criação da Comissão Estatal responsável pelo plano Goelro, o primeiro plano soviético para a recuperação e o desenvolvimento da economia nacional, e que se tornou um protótipo para posteriores planos quinquenais elaborados pela Gosplan, a política de economia planejada da União Soviética. Goelro é a abreviatura de "Comissão Estadual de Eletrificação da Rússia".
1920 – Morre Vladimir Makovsky, pintor do gênero realista, retratista e colecionador de arte nascido em 1846, membro da Academia de Artes da Rússia desde 1893.
1935 – Abertura, em Moscou, do primeiro festival internacional de cinema da União Soviética.
1961 – O Bureau Informativo Soviético foi transformado em agência de imprensa Novosti, que atualmente se chama RIA Novosti e é uma das maiores agências de notícias da Rússia. Até aquele ano, o Bureau Informativo Soviético era responsável por informar leitores e ouvintes sobre a luta do povo soviético contra a invasão nazista e, nos tempos do pós-guerra, sobre as principais orientações da política interna e externa da União Soviética.
1965 – Lançamento dos satélites artificiais soviéticos Cosmos-54, Cosmos-55 e Cosmos-56, que tinham por objetivo uma série de missões científicas, militares, experimentais e de observação.
1984 – Morre Mikhail Sholokhov, romancista russo nascido em 1905, detentor dos mais altos prêmios soviéticos e do Nobel de Literatura de 1965.
1995 – Assinatura do Acordo de Amizade, Boa Vizinhança e Cooperação entre a Rússia e a Bielorrússia.