Acontecimentos
Aconteceu em 11 de março
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 1 Comentário
- Tweet
- Compartilhar
Na data de 11 de março a Rússia comemora o Dia dos Funcionários dos Órgãos de Controle de Drogas do país, celebração oficial instituída em 16 de fevereiro de 2008 por decreto do Presidente Vladimir Putin.
1801 – Morre o Czar Paulo I, assassinado em seu quarto no Castelo Mikhailovsky por um grupo de oficiais descontentes. Governante excêntrico, de caráter instável e autoritário, ele assumiu o trono russo em 1796. Sua condução independente dos assuntos externos da Rússia levou o país primeiramente à Segunda Coligação contra a França revolucionária em 1798, e, em 1801, à neutralidade armada contra a Inglaterra.
1818 – Nasce, na França, Marius Petipa, bailarino, professor e coreógrafo russo. Ele é considerado o pai do balé clássico e um dos mais influentes coreógrafos que já existiram. Petipa morreu em 1910.
1869 – Morre o príncipe Vladimir Fyodorovich Odoievsky, filósofo, escritor, crítico musical, filantropo e pedagogo russo. Ele chegou a ser conhecido como o Hoffmann russo devido ao seu enorme interesse por contos fantásticos e pelo jornalismo crítico. Odoievsky publicou uma série de contos para crianças e historias fantásticas para adultos. Inspirado pelo conto de Alexander Pushkin, “A Dama de Espadas”, escreveu uma série de histórias sobre a vida dissoluta da aristocracia da Rússia. A sua obra-prima foi uma coleção de ensaios e novelas intitulada “As Noites Russas”. Como crítico musical, Odoievsky propagou o estilo nacional de Mikhail Glinka e seus seguidores, escreveu muitos artigos sobre temas musicais e um tratado sobre antigos cantos na Igreja Russa. Além disso, Odoievsky promoveu a fundação da Sociedade Musical Russa, do Conservatório de Moscou e do Conservatório de São Petersburgo.
1903 – O Imperador Nicolau II assina o “Manifesto Sobre a Integridade da Posse da Terra Comunal”.
1918 – O governo da Rússia Soviética é transferido de Petrogrado, atual São Petersburgo, para Moscou.
1931 – O Komsomol, ou União da Juventude Comunista, introduz na União Soviética um extenso programa de treinamento e preparo físico para toda a população, independentemente da idade. Tratava-se do chamado Pronto para o Trabalho e a Defesa da União Soviética, conhecido pela sigla russa GTO.
1931 – A União Soviética proíbe a venda e a importação de bíblias.
1936 – Começa em Moscou a Década da Arte Ucraniana na União Soviética.
1963 – A União Soviética estabelece relações diplomáticas com o Kuwait.
1985 – Mikhail Gorbachev é eleito secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética, cargo que ocuparia até 1991.