Acontecimentos
Aconteceu em 13 de março
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
1881 – O Imperador Alexandre II é mortalmente ferido em São Petersburgo, por uma bomba colocada pelo grupo revolucionário Narodnaya Volya, ou Vontade do Povo. Czar da Rússia desde 2 de março de 1855 até o seu assassinato, ele foi também grão-duque da Finlândia entre 1855 e 1881 e rei da Polônia até 1867. Alexandre II é conhecido por suas reformas liberais e modernizantes, através das quais procurou renovar a cristalizada sociedade russa. Em 19 de fevereiro de 1861, decretou o fim da servidão na Rússia. Foram libertados, ao todo, 22 milhões e 500 mil camponeses servos, preservando-se, todavia, a propriedade dos latifúndios.
1897 – Estreia em São Petersburgo, junto com uma longa série de concertos sinfônicos russos, a “Sinfonia N.º 1” de Sergei Rachmaninoff, compositor, pianista e maestro russo, um dos últimos grandes expoentes do estilo Romântico na música clássica europeia.
1913 – Nasce Sergey Mikhalkov, escritor, presidente da União dos Escritores da Federação Socialista da Rússia, poeta, fabulista, dramaturgo, correspondente de guerra e autor dos textos dos dois hinos da União Soviética e do Hino da Rússia. Mikhalkov foi Herói do Trabalho Socialista, laureado com os Prêmios Lenin e Stalin. É também pai do famoso cineasta russo Nikita Mikhalkov. Sergey Mikhalkov morreu em 2009.
1917 – É publicada em Petrogrado, atual São Petersburgo, a primeira edição do jornal de grande circulação “Izvestia”, um dos maiores da Rússia até hoje. Surgido inicialmente para divulgar notícias do Soviete de Petrogrado, o conselho dos trabalhadores da então capital russa, a partir de 1987 o jornal teve sua linha editorial alinhada à política da Perestroika de Mikhail Gorbachev, e em 2005 foi adquirido pela Gazprom, a maior empresa de petróleo e gás da Rússia.
1938 – O ensino da língua russa se torna matéria obrigatória em todas as escolas da União Soviética.
1954 – Criação do Comitê de Segurança do Estado da União Soviética, mundialmente conhecido pela sigla KGB, a principal organização de serviços secretos da União Soviética, que desempenhou suas funções até 6 de novembro de 1991. Depois da dissolução da União Soviética, o serviço se dividiu em dois setores, o Serviço Federal de Segurança da Federação Russa, ou FSB, responsável pela segurança interna do país, e o Serviço de Inteligência Estrangeira, ou SVR, voltado para o exterior.