Acontecimentos
Aconteceu em 6 de abril
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 6 de abril os funcionários dos órgãos investigativos ligados ao Ministério do Interior da Rússia comemoram o Dia do Investigador Policial. Foi nesta data, em 1963, que a atividade investigativa foi introduzida em caráter oficial no aparato de segurança da União Soviética.
1812 – Nasce Aleksandr Ivanovitch Herzen, filósofo, escritor, jornalista e político russo, conhecido como Pai do Socialismo Russo e inspirador do clima político que conduziu à emancipação dos servos no Império Russo, em 1861. Foi também um dos mais importantes escritores do país no século 19. Morreu em 1870, em Paris.
1836 – Nasce Nikolai Vasilyevich Sklifosovsky, cirurgião e fisiologista russo de origem ucraniana. Foi professor de Medicina em São Petersburgo e em Kiev. O Instituto de Emergência e Primeiros Socorros de Moscou leva seu nome desde 1923. Sklifosovsky morreu em 1904.
1903 – É iniciado o Pogrom de Kishinev, um dos mais marcantes e violentos ataques maciços aos judeus da História do Império Russo, que resultou na morte de 50 pessoas e na mutilação de outras 600. O pogrom foi realizado com o consentimento das autoridades nos dias 6 e 7 de abril daquele ano na cidade de Kishinev, então pertencente à província da Bessarábia do Império Russo e hoje capital da República da Moldávia. Dois anos mais tarde, no mesmo lugar, houve um segundo Pogrom de Kishinev.
1919 – É realizado em Kiev, capital da atual Ucrânia, o Dia da Cultura Proletária, a primeira ampla comemoração soviética.
1927 – A empresa estatal de telefonia de Leningrado, atual São Petersburgo, inicia a instalação ampla de “orelhões” telefônicos pela cidade.
1930 – Por decreto do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética, são instituídas as Ordens de Lenin e da Estrela Vermelha, duas das maiores condecorações civis e militares da União Soviética.
1971 – Morre Igor Fiodorovitch Stravinsky, compositor, pianista e maestro russo nascido em 1882, considerado um dos compositores mais importantes e influentes do século 20, tendo sido escolhido pela revista americana “Time” uma das 100 pessoas mais influentes do século passado.