Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 25 de abril

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

A Rússia celebra em 25 de abril o Dia Mundial de Luta Contra a Malária. Instituída em 2007, durante uma assembleia da Organização Mundial de Saúde, essa data tem por objetivo alertar a população do planeta sobre as devastadoras consequências dessa doença, assim como atrair novos doadores a se juntarem à parceria global contra a malária e divulgar os mais recentes avanços científicos de instituições acadêmicas e de pesquisa no estudo desse mal. A malária afeta a humanidade desde o início da História, e continua a afetar 40% da população mundial, infectando mais de 500 milhões de pessoas anualmente e matando mais de 1 milhão. Os efeitos da malária são muito mais notados na África Subsaariana, mas a doença também aflige a Ásia, a América Latina, o Oriente Médio e partes da Europa.

1880 – Fundação da Companhia de Navegação do Extremo Oriente, uma das maiores empresas do setor na Rússia, conhecida mundialmente pela sigla FESCO.

1911 – Começa o 1.º Congresso de Balonismo da Rússia.

1928 – Morre o Barão Piotr Wrangel, oficial do Exército Imperial Russo e posteriormente comandante-geral do Exército Branco, ou antibolchevique, no sul da Rússia, durante os últimos estágios da Guerra Civil Russa.

1940 – Construção, em Moscou, do primeiro protótipo de minicarro soviético, o modelo KIM-10.

1943 – Morre Vladimir Nemirovich-Danchenko, diretor teatral, escritor, pedagogo e dramaturgo, cofundador, com Constantin Stanislavski, do Teatro de Arte de Moscou, em 1898. Em 1943, Nemirovich-Danchenko fundou a Escola do Teatro de Arte de Moscou, que funciona até hoje. Ele foi também um dos primeiros a receber o título de Artista do Povo da União Soviética, em 1936.

1945 – Ao fim da Segunda Guerra Mundial, à margem do rio Elba, na região central da Alemanha, dois destacamentos dos exércitos da União Soviética e dos Estados Unidos realizam um histórico encontro de confraternização, conhecido como Encontro do Rio Elba.

1956 – É abolida na União Soviética a responsabilidade criminal por faltar ao trabalho, medida que havia sido introduzida pelo governo soviético em 1940.

1993 – Através de um referendo, grande parte da população da Rússia aprova a política do primeiro presidente do país, Boris Yeltsin. A proposta de Yeltsin de dissolver o Soviete Supremo, no entanto, não recebeu aprovação popular.

2007 – São realizados em Moscou os funerais do primeiro presidente da Rússia, Boris Yeltsin.

 

Tags: alemanha, balões, balonismo congresso, boris yeltsin, história rússia, império russo, rússia, segunda guerra mundial, união soviética