Acontecimentos
Aconteceu em 29 de abril
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 29 de abril a Rússia comemora o Dia Internacional da Dança, instituído pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da UNESCO no ano de 1982. A escolha da data foi sugerida pelo bailarino, professor e coreógrafo russo Piotr Gusev, em homenagem ao coreógrafo, teórico e reformador do balé Jean-Georges Noverre, nascido nesse dia na França em 1727 e eternizado na História como o “pai do balé moderno”.
1818 – Nasce Alexandre II, czar da Rússia de 2 de março de 1855 até seu assassinato, em 1881. Ele foi também grão-duque da Finlândia entre 1855 e 1881 e rei da Polônia até 1867. Alexandre II é conhecido por suas reformas liberais e modernizantes, através das quais procurou renovar a cristalizada sociedade russa. Em 19 de fevereiro de 1861, decretou o fim da servidão na Rússia, sendo libertados, ao todo, 22 milhões e 500 mil camponeses servos, preservando-se, todavia, a propriedade dos latifúndios. Em 1881 Alexandre II foi mortalmente ferido em São Petersburgo por uma bomba colocada pelo grupo revolucionário Narodnaya Volya, ou Vontade do Povo.
1918 – É fundado em Petrogrado, atual São Petersburgo, o estúdio Comitê de Cinema de Petrogrado da União das Comunas do Norte, atualmente conhecido como Lenfilm, o maior estúdio de cinema da União Soviética e um dos maiores da Rússia e do mundo.
1931 – Transmissão do primeiro programa de televisão experimental da União Soviética.
1932 – Criação das brigadas de apoio à polícia da União Soviética, conhecida na época como milícia. O termo acabou sendo usado na Rússia para designar a polícia do país até 2011, quando a instituição finalmente passou a se chamar oficialmente de polícia.
1961 – O médico russo Leonid Rogozov, que participava da Sexta Expedição Soviética à Antártida, realiza em si mesmo, em decorrência de uma peritonite, uma cirurgia de apendicectomia. A retirada do próprio apêndice se tornou um dos mais famosos casos de autocirurgia do mundo.
1988 – É anunciada a criação da primeira franquia da rede McDonald’s em Moscou, que seria inaugurada em janeiro de 1990. O local se tornou uma verdadeira sensação da sociedade soviética. A novidade do cardápio fast food tinha um grande contraste com a alimentação usual dos soviéticos, e a curiosidade fazia com que eles se dispusessem a enfrentar longas filas de algumas horas para comer hambúrguer com fritas. Para se ter ideia, no primeiro dia de funcionamento o McDonald’s de Moscou recebeu 30 mil clientes.
2007 – É realizado na Catedral de Cristo Salvador, em Moscou, o funeral do grande violoncelista e maestro soviético naturalizado americano Mstislav Rostropovich, enterrado naquele dia no Cemitério Novodevichy. Rostropovich é unanimemente apontado como o maior violoncelista do século 20. Nascido em 1927 no Azerbaijão, então parte da União Soviética, ele se mudou para Moscou ainda muito pequeno, dando início aos seus estudos no Conservatório da cidade (do qual mais tarde seria docente), tendo como professores, entre outros, Dmitri Shostakovitch e Sergei Prokofiev. Em 1974, Rostropovich fugiu da então União Soviética, perseguido por sua defesa intransigente dos direitos humanos e seu apoio a figuras dissidentes, como o escritor Aleksandr Solzhenitsyn. Em 1978 teve sua cidadania revogada devido à oposição ao regime. Conseguiu regressar ao país apenas 16 anos depois, durante o governo de Mikhail Gorbachev.