Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 30 de abril

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

A Rússia celebra em 30 de abril o Dia dos Bombeiros, uma comemoração oficial instituída pelo Presidente Boris Yeltsin em 1999. Nesta data, em 1649, o Czar Aleixo I Romanov decretou em Moscou a criação do primeiro serviço integral de bombeiros da Rússia, encarregado não somente de apagar os incêndios da cidade como também de controlar o cumprimento das normas de segurança contra incêndios nas suas habitações.

1472 – É fundada no Kremlin de Moscou a Catedral da Assunção, a principal igreja da Rússia, construída pelo arquiteto italiano Aristotele Fioravanti. A partir de sua inauguração, em 1479, essa catedral serviu como local para o enterro das autoridades eclesiásticas russas, e hoje expõe também o trono do Czar Ivã, o Terrível, confeccionado em 1551. Além disso, o local servia como um importante prédio público, tendo sido palco da coroação de czares russos entre 1498 e 1896. Conta-se que o candelabro central dessa catedral foi feito com prata confiscada do exército de Napoleão pelos soldados russos, em 1812.

1800 – O Imperador Paulo I proíbe a entrada na Rússia de qualquer tipo de material impresso estrangeiro, incluindo literatura e partituras musicais.

1893 – Fundação da cidade de Novonikolaevsk, atual Novosibirsk, a terceira maior da Rússia.

1905 – O Imperador Nicolau II assina decreto sobre a liberdade religiosa na Rússia.

1907 – Começa em Londres o 5.º Congresso do Partido Operário Socialdemocrata Russo, fundado em 1898 em Minsk, na Bielorrússia, para unir num partido único as várias organizações revolucionárias russas existentes naquela época. Esse seria o último congresso conjunto das facções Bolchevique e Menchevique. Mais tarde, em 1917, os bolcheviques liderariam a Revolução Russa, tornando-se o Partido Comunista da União Soviética.

1907 – Criação, em São Petersburgo, do primeiro esquadrão de batedores da Rússia. O batedor é um soldado que vai à frente da tropa para investigar e averiguar a situação do terreno e do inimigo.

1944 – É instituída na União Soviética a criação de escolas voltadas para a juventude trabalhadora.

1944 – Durante a Segunda Guerra Mundial, os exércitos soviéticos libertam as prisioneiras do campo de concentração de Ravensbrück, o único grande campo de concentração feito exclusivamente para mulheres na Alemanha nazista, localizado 90 quilômetros ao norte de Berlim. É o campo onde foi executada a famosa jovem militante comunista alemã, de origem judaica, Olga Benário, primeira mulher do militar e político comunista brasileiro Luiz Carlos Prestes.

1961 – O líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, recebe o Prêmio Lenin da Paz, um dos maiores títulos da União Soviética.

1963 – É criada a Polo Norte-12, a décima segunda estação científica soviética responsável pela exploração e estudos da região do Ártico.

1967 – Começa a operar a Torre Ostankino. Projetada por Nikolai Nikitin, atualmente é a principal torre de rádio e televisão da capital russa, e com seus 540 metros de altura é considerada uma das mais altas estruturas sem sustentação em toda a Eurásia e o mundo.

 

Tags: acordo amizade, bielorússia, campo concentração, cinema russo, cuba, fidel castro, história rússia, literatura russa, luiz carlos prestes, missão científica, nobel literatura, poeta russo, revolução cubana, rússia, torre ostankino