Acontecimentos
Aconteceu em 1.º de maio
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 1.º de maio a Rússia celebra o Dia do Trabalho, feriado internacional comemorado em mais de 140 países. A data foi criada na França, em 1889, em homenagem aos membros mortos de um movimento trabalhista iniciado em 1.º de maio de 1886, quando uma série de organizações socialistas, comunistas e anarquistas dos Estados Unidos e do Canadá saíram às ruas de Chicago para reivindicar, entre outras coisas, a jornada de oito horas de trabalho. Na Rússia a data começou a ser comemorada de forma não oficial pela classe operária do país em 1890, um ano após a sua criação na França. Apenas em 1918, após a Revolução Russa, o 1.º de Maio recebeu do Estado o seu caráter de feriado oficial, tendo participado da sua primeira comemoração não apenas os trabalhadores, mas também os militares do país.
1836 – Estreia em São Petersburgo a célebre peça de teatro "O Inspetor Geral", do escritor russo Nikolai Gogol.
1836 – Começa a ser construída a primeira linha férrea da Rússia, ligando as cidades de São Petersburgo, Tsarskoe Selo e Pavlovsk.
1919 – Na Praça Vermelha, em Moscou, inauguração do monumento a Stenka Razin, chefe cossaco nascido na Rússia e que liderou uma rebelião contra a burocracia da nobreza e dos czares no sul do país. A comemoração contou com a presença e um discurso do próprio líder revolucionário Vladimir Lenin.
1921 – Inauguração da primeira linha aérea da Rússia, feita por aviões Sikorsky Ilya Muromets no trajeto entre as cidades de Moscou, Oryol e Kharkov.
1922 – É inaugurada a primeira linha aérea internacional da Rússia, entre Moscou e a cidade da antiga Prússia, Königsberg, que atualmente integra a Rússia como Kaliningrado.
1924 – Produção, na cidade de Kharkov, do primeiro trator de esteira da União Soviética.
1937 – Termina a construção do Canal de Moscou, via fluvial navegável que corre de norte a sul, entre o rio Volga e o rio Moscou, ligando a cidade de Dubna à capital russa. Com extensão de 128km, o canal tem grande importância para o abastecimento de Moscou e no transporte de materiais de construção.
1963 – A Embaixada dos Estados Unidos na Rússia se recusa a acompanhar a tradicional parada militar de 1.º de Maio na Praça Vermelha, em Moscou, em razão da presença do líder da Revolução Cubana Fidel Castro como convidado de honra da festividade.
1978 – Morre Aram Khachaturian, compositor russo de origem armênia nascido em 1903 e que teve uma grande contribuição para a música moderna, com obras como a música do balé "Spartacus" e a famosa "Dança do Sabre". Ao contrário da maioria dos músicos, que iniciam sua formação na infância, Khachaturian só começou a estudar música seriamente aos 19 anos de idade, em Moscou. Apaixonado pela música popular e folclórica, ele viajou pelo seu país de origem, a Armênia, para pesquisar canções populares e então compor obras baseadas nos seus temas tradicionais.