Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 3 de maio

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

A Rússia celebra em 3 de maio o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, data instituída pela Assembleia-Geral da ONU em dezembro de 2003 em homenagem ao aniversário da Declaração de Windhoek. Realizada entre 29 de abril e 3 de maio de 1991, na cidade de Windhoek, na Namíbia, essa declaração considera a liberdade, a independência e o pluralismo dos meios de comunicação em massa como princípios essenciais para a democracia e os direitos humanos.

Também em 3 de maio, a Rússia celebra o Dia do Silêncio, uma campanha anual promovida desde 1996 por movimentos em sua maioria estudantis como forma de protesto contra os atos e medidas que escondem a discriminação, o abuso físico e mental, crimes de ódio e atitudes negativas com base em orientação sexual e diferença dos gêneros.

1314 – Nasce Sérgio de Radonej, mestre e conselheiro de mosteiro ortodoxo e reformador monástico mais importante da História Medieval da Rússia. São Sérgio é, junto com São Serafim de Sarov, um dos santos mais venerados da Igreja Ortodoxa, além de ser um dos Padroeiros da Rússia, sendo também santo da Igreja Católica.

1815 – A Polônia passa a integrar o Império Russo. A decisão foi tomada durante o Congresso de Viena, que reuniu embaixadores das grandes potências europeias para redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica.

1867 – Três anos após a criação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha durante a Convenção de Genebra, é fundada na Rússia a Sociedade da Cruz Vermelha.

1891 – Morre Mikhail Bulgakov, escritor e dramaturgo russo, famoso pelo romance “O Mestre e Margarida”, um dos grandes clássicos da literatura russa. Bulgakov foi um crítico do regime stalinista, e por isso enfrentou grandes dificuldades para exercer sua atividade na União Soviética. O primeiro manuscrito de “O Mestre e Margarida” foi destruído em março de 1930 pelo próprio autor, quando soube que outro livro seu, de conteúdo cabalístico, havia sido banido pelas autoridades soviéticas. A versão definitiva de “O Mestre e Margarida” foi finalizada por sua viúva, em 1941, meses depois da morte de Bulgakov.

1906 – O Imperador Nicolau II institui o russo, o finlandês e o sueco como as línguas oficiais da Finlândia.

1907 – Os tribunais de guerra são abolidos na Rússia.

1965 – Nasce Mikhail Prokhorov, empresário bilionário russo, um dos homens mais ricos do país, que atualmente preside a Polyus Gold, uma das maiores mineradoras do país. Em 2012 Prokhorov concorreu à Presidência da Rússia, ficando em terceiro lugar nas eleições.

 

Tags: acordo amizade, bielorússia, czares rússia, história rússia, império russo, literatura russa, missão científica, moscou, nobel literatura, poeta russo, rússia, stalin, yuri gagarin