Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 4 de maio

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1821 – Nasce Pafnuti Chebyshev, matemático russo, conhecido por seu trabalho no domínio das probabilidades e da estatística. Foi o fundador da Escola Científica de São Petersburgo. Morreu em 1894.

1825  – O lendário líder do povo do Daguestão e da Chechênia, Hadji Murat, que combatia o Império Russo, passa com suas tropas para o lado russo, mata os guardas e vai para as montanhas. A história de Hadji Murat foi inspiração para um romance de Leon Tolstoi, que leva no título o nome do lendário personagem.

1839  – Morre Denis Vasilyevich Davydov, poeta russo e herói na Campanha da Rússia nas Invasões Napoleônicas, em 1812.

1910  – Tem início o Congresso Pan-Russo sobre o combate ao tráfico de mulheres em São Petersburgo. A iniciativa do congresso foi do Comitê da Sociedade Russa para Proteção às Mulheres.

1931  – Nasce Gennady Nikolayevich Rozhdestvensky, compositor e maestro russo, considerado um dos maiores maestros do século 20. Recebeu inúmeras condecorações, como Artista do Povo da União Soviética e Herói do Trabalho Socialista. Em 2000, tornou-se diretor artístico do Teatro Bolshoi.

1934  – É inaugurada em Moscou a Casa Central do Cinema, onde acontecem conferências, palestras e concertos e são organizadas mostras e estreias de filmes e grandes festivais de cinema russos e internacionais, como o Festival Internacional de Cinema de Moscou.

1934  – Nasce Tatiana Samoilova, atriz de teatro e cinema russos, condecorada como Artista do Povo da União Soviética. Atuou em uma adaptação cinematográfica do romance de Leon Tolstoi, “Anna Karenina”, em 1967.

1947  – Morre Prov Mikhailovich, ator e diretor de teatro, condecorado como Artista do Povo da União Soviética em 1937.

1988  – A Pepsi-Cola se torna a primeira companhia estrangeira a comprar tempo de publicidade na Televisão Soviética Central.

 

Tags: acordo amizade, bielorússia, cinema russo, história rússia, literatura russa, missão científica, nobel literatura, poeta russo, rússia