Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 6 de maio

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

Em 6 de maio é celebrado o Dia do Brasão e da Bandeira da Cidade de Moscou. Tanto a bandeira quanto o brasão têm no centro a imagem de São Jorge, que desde o século 14 é o santo padroeiro da capital russa.

1782 – Inauguração da primeira estrada ligando a Rússia à Geórgia.

1904 – É inaugurado em Moscou o Instituto Aerodinâmico, fundado pelo famoso cientista russo Nikolai Zhukovsky, considerado o fundador da Aerodinâmica e da Hidrodinâmica modernas. Mais tarde, em 1918, o local seria rebatizado de Instituto Central de Aero-Hidrodinâmica, mais conhecido pela sigla TsAGI – atualmente, o maior centro científico estatal de aviação da Rússia.

1906 – Publicação das “Principais Leis Estatais do Império Russo”.

1918 – Nasce Mikhail Alexeev, escritor russo, condecorado como Herói do Trabalho Socialista. Ele morreu em 2007.

1921 – É assinado um acordo comercial entre a República Socialista Federativa Soviética Russa e a Alemanha.

1922 – Nasce Vladimir Étush, ator de cinema e televisão russo, condecorado como Artista do Povo da União Soviética em 1984.

1937 – Voo inaugural da ponte aérea entre as cidades de Leningrado (atual São Petersburgo) e Moscou.

2000 – A Rússia é aceita na Câmara Internacional de Comércio.

2006 – Morre Konstantin Beskov, jogador de futebol soviético, mais conhecido por sua carreira como treinador e sua permanência por onze anos num mesmo time, o Spartak de Moscou.

2012 – Realização, em Moscou, do protesto intitulado Marcha dos Milhões, que resultou na prisão de dezenas de cidadãos russos, muitos em julgamento até hoje. A ação fez parte de uma série de protestos que se desenrolaram na capital russa no final de 2011 e início de 2012 como resposta às eleições parlamentares no país, cuja correção era contestada por jornalistas, ativistas políticos e membros da sociedade civil do país.

 

Tags: acordo amizade, bielorússia, cinema russo, história rússia, império russo, literatura russa, missão científica, nobel literatura, poeta russo, rússia