Acontecimentos
Aconteceu em 7 de maio
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 1 Comentário
- Tweet
- Compartilhar
Em 7 de maio é comemorado na Rússia o Dia do Rádio, data também celebrada na Bulgária, na Bielorrússia e na Armênia. Neste dia, em 1895, o físico russo Alexander Popov demonstrou pela primeira vez em seu país uma sessão de comunicação via rádio.
Também em 7 de maio os russos comemoram o Dia das Forças Armadas. Em 1992, o Presidente Boris Yeltsin assinou um decreto que estabelecia o Ministério da Defesa da Rússia, colocando todas as tropas das Forças Armadas da União Soviética sob o controle da Federação Russa.
1780 – A Imperatriz Catarina II aprova oficialmente o brasão de São Petersburgo, formado pela coroa czarista e figuras que lembram o fato de ser uma cidade marítima.
1840 – Nasce Piotr Ilitch Tchaikovsky, compositor russo, um dos maiores nomes da música clássica universal. Autor de mais de 80 obras, incluindo dez óperas e três balés, Tchaikovsky, assim como Mozart, é um dos poucos compositores aclamados que se sentiam igualmente confortáveis escrevendo óperas, sinfonias, concertos e obras para piano. Sua música é fortemente marcada por traços nacionais, carregando nas melodias e harmonias uma expressão caracteristicamente russa. As obras de Tchaikovsky, no entanto, foram muito mais ocidentalizadas do que aquelas de seus compatriotas, como, por exemplo, os do chamado Grupo dos Cinco, uma vez que ele utilizava elementos internacionais ao lado de melodias populares nacionalistas russas. Dentre suas criações mais célebres destacam-se os balés “O Lago dos Cisnes” e “Quebra-Nozes”, a “Sinfonia N.° 6, a Patética” e o “Concerto N.° 1 para Piano e Orquestra”, além da “Abertura Solene 1812”. Tchaikovsky morreu em 6 de novembro de 1893.
1895 – Alexander Popov, físico e engenheiro eletricista russo, demonstra, em São Petersburgo, a invenção que se tornaria o protótipo do rádio.
1906 – Aleksandr Blok, um dos mais influentes poetas líricos da Rússia após Pushkin, lança a obra teatral “A Desconhecida”. O texto revela um conflito entre a visão platônica da beleza ideal e a dura realidade da periferia industrial.
1920 – Assinatura do acordo de paz entre a União Soviética e a independente Geórgia.
1951 – O Comitê Olímpico Internacional convida a União Soviética a participar das Olimpíadas de 1952, em Helsinque.
1954 – Estados Unidos, França e Inglaterra recusam o pedido soviético de integrar a OTAN – a Organização do Tratado do Atlântico Norte.
2000 – Vladimir Putin toma posse de seu primeiro mandato presidencial na Rússia. Ele venceu as eleições no primeiro turno com quase 60 milhões de votos.
2004 – Reeleito com mais de 70% dos votos, Vladimir Putin toma posse de seu segundo mandato na Presidência da Federação Russa.
2008 – Dmitri Medvedev é empossado na Presidência da Rússia, nomeando Vladimir Putin como primeiro-ministro.
2012 – Vladimir Putin toma posse de seu terceiro mandato presidencial, após vencer no primeiro turno das eleições.