Acontecimentos
Aconteceu em 9 de maio
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
O 9 de Maio marca o Dia da Vitória na Rússia. Nesta data se celebra a derrota da Alemanha nazista para os Aliados na Segunda Guerra Mundial, também chamada, na Rússia, de Grande Guerra Patriótica. Na Europa e no restante do Ocidente o Dia da Vitória é celebrado em 8 de maio, já que a assinatura oficial do documento da rendição alemã foi realizada na noite de 8 de maio de 1945, em Berlim. No entanto, como no momento da realização dessa cerimônia já havia passado da meia-noite no horário de Moscou, a União Soviética anunciou o 9 de Maio como data oficial da comemoração.
Em 9 de maio de 1871, nasceu Georgy Alexandrovich Romanov, grão-duque russo, terceiro filho do Czar Alexandre III da Rússia e da Imperatriz Maria Feodorovna. Ele morreu em 1899.
E em 1924, na data de hoje, foi fundado em Moscou o Museu da Revolução. Com o passar do tempo, as coleções do museu foram sendo repostas, ampliando o alcance do quadro cronológico. A temática das exposições foi abarcando não apenas a Revolução Russa, mas todo o período soviético e pós-soviético, mudando, assim, o perfil da instituição, que hoje é tida como o maior museu da História da Rússia.
No dia 9 de maio de 1946 foi reaberto na antiga Leningrado, atual São Petersburgo, o Museu Russo. Durante a Segunda Guerra Mundial, a coleção foi removida de sua sede, sendo recolocada depois de terminarem as obras de recuperação dos danos causados pela guerra. O Museu Russo reúne cerca de 400 mil itens, compreendendo diversas escolas e gêneros que surgiram na História da Rússia. Em 1992, a instituição foi declarada patrimônio nacional.
No dia 9 de maio de 1949 nasceu Oleg Atkov, médico e cosmonauta russo selecionado para o programa espacial soviético em 1983. Atkov foi ao espaço em 1984, para uma missão de oito meses. Atualmente ele trabalha como especialista em Telemedicina junto à Comissão Europeia.
Também na data de hoje, em 1952, nasceu Viktor Reznikov, compositor, poeta e cantor soviético. Ele é muito conhecido na Rússia pelas canções que compôs para outros famosos artistas soviéticos, como Alla Pugacheva e Larissa Dolina. Reznikov morreu em 1992.
Finalmente, neste 9 de maio, em 1975, foi inaugurado, na Praça da Vitória, em Leningrado, atual São Petersburgo, um monumento histórico em homenagem aos heróis que defenderam a cidade durante a Segunda Guerra Mundial. A ofensiva que Hitler impôs à cidade que levava o nome de Lenin ficou conhecida como “Cerco de Leningrado”, que tinha como objetivo destruir a cidade aos poucos, por meio de ataques aéreos e artilharia. O cerco durou 900 dias, e nele morreram cerca de um milhão de civis e militares.