Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 15 de maio

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1115 – É instituído na Rússia o primeiro feriado ortodoxo, o Dia Memorial dos Príncipes Bóris e Gleb.

1829 – Inauguração, em São Petersburgo, da primeira exposição de produtos industriais e artesanais do Império Russo.

1846 – Fundação, em São Petersburgo, da Sociedade Imperial Russa de Arqueologia.

1858 – É aberto na cidade japonesa de Hakodate o primeiro consulado do Império Russo.

1867 – É aprovado o decreto sobre a Companhia de Fornecimento de Ajuda aos Feridos e Doentes de Guerra, que em 1879 seria transformada em Sociedade da Cruz Vermelha Russa, entidade existente até hoje.

1891 – Nasce Mikhail Bulgakov, escritor e dramaturgo russo, famoso pelo romance “O Mestre e Margarida”, um dos grandes clássicos da literatura russa. Bulgakov foi um crítico do regime stalinista, e por isso enfrentou grandes dificuldades para exercer sua atividade na União Soviética. O primeiro manuscrito de “O Mestre e Margarida” foi destruído em março de 1930 pelo próprio autor, quando soube que outro livro seu, de conteúdo cabalístico, havia sido banido pelas autoridades soviéticas. A versão definitiva de “O Mestre e Margarida” foi finalizada por sua viúva, em 1941, meses depois da morte de Bulgakov.

1897 – É publicada em São Petersburgo a primeira edição da revista “Russkoye Economicheskoie Obozrenie” (“Análise Econômica Russa”). O periódico era produzido por Mikhail Fedorov, funcionário do Ministério da Finanças da Rússia. A revista deixou de ser publicada em 1905.

1918 – Inauguração, em Moscou, da primeira escola popular de música da Rússia.

1932 – É assinado pelo governo de Stalin o decreto intitulado “Plano Quinquenal Ateu”, tendo como objetivo fazer com que em cinco anos, até o dia 1.º de maio de 1937, o nome de Deus fosse esquecido no território da União Soviética.

1935 – Inauguração da primeira linha do Metrô de Moscou. Hoje, o Metrô da capital russa é um dos maiores do mundo em número de passageiros, transportando mais de 9 milhões de pessoas por dia. Tem 188 estações, dispostas em 12 linhas diferentes, e é a sexta maior rede de metrô do mundo, somando uma extensão de mais de 310 quilômetros. Além disso, o governo de Moscou planeja construir até 2020 outras 64 estações novas, estendendo o comprimento total de suas linhas em mais 137 quilômetros. O Metrô de Moscou é conhecido pela decoração suntuosa e pela profundidade de algumas de suas estações, que foram construídas durante a Segunda Guerra Mundial para servir também de abrigo em casos de bombardeio.

1948 – A União Soviética anuncia o reconhecimento do Estado de Israel.

1956 – Nasce Nadezhda Pavlova, bailarina russa, condecorada como Artista do Povo da União Soviética em 1984, sendo a artista mais jovem da História da União Soviética a receber esse título. Durante a década de 90, Pavlova participou de júris de competições internacionais de balé. Atualmente, é professora na Academia Russa de Arte Teatral.

2005 – Morre a atriz russa de cinema e teatro Natalia Gundareva. Ela foi uma das mais populares atrizes do cinema soviético nas décadas de 70 e 80.

 

 

Tags: acordo amizade, avião russo, bielorússia, história rússia, império russo, literatura russa, missão científica, nobel literatura, ônibus espacial, poeta russo, rússia