Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 29 de junho

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

Em 29 de junho a Rússia celebra o Dia dos Partisans e dos Militantes, data instituída em 2010 para homenagear todos aqueles que durante a Segunda Guerra Mundial integraram e lutaram em movimentos de resistência e organizações clandestinas, para se opor, de forma voluntária, à invasão dos exércitos da Alemanha nazista.

1561 – É concluída a construção da Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha, em Moscou. O templo foi erguido por ordem de Ivã o Terrível, em homenagem à conquista russa de Kazan e Astracã. Segundo reza a lenda, o Czar Ivã gostou tanto da igreja que mandou cegar o seu arquiteto, Postnik Yakovlev, para que ele não tivesse condições de construir uma obra parecida em outra cidade. A catedral, ao lado do Kremlin e da Praça Vermelha, é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1990.

1754 – Tem início a construção do Palácio de Inverno de São Petersburgo, um projeto do arquiteto russo de origem italiana Francesco Bartolomeo Rastrelli. A obra terminaria em 1762. Atualmente, o palácio faz parte do complexo de edifícios do Museu Estatal do Hermitage, que abriga uma das maiores coleções de arte do mundo.

1870 – É publicada na Rússia a Reforma Urbana. Assinada pelo Imperador Alexandre II, a reforma tinha por objetivo dar às populações das cidades russas o direito de gerir a sua própria economia urbana. A gestão geral da economia, educação e saúde das cidades passou a ser administrada por câmaras municipais, sob a supervisão de órgãos estatais.

1914 – Começam os primeiros voos no Ártico. O piloto russo-polonês Jan Nagorski inicia as buscas aéreas da desaparecida expedição ártica de Georgy Sedov.

1917 – Decreto aumenta em 30% os impostos sobre lucros de capitalistas na Rússia.

1922 – O cantor de ópera russo de renome internacional Fiodor Chaliapin viaja em turnê internacional, para jamais retornar à Rússia.

1932 – É inaugurado em Leningrado o primeiro instituto de transfusão de sangue.

1935 – Acontece em Moscou o encontro de Romain Rolland, famoso romancista, biógrafo e músico francês, ganhador do Nobel de Literatura de 1915, com o grande escritor, romancista, dramaturgo, contista e ativista político russo Máximo Gorki.

1958 – É inaugurado em Moscou um monumento ao poeta Vladimir Mayakovski. O local se tornaria um ponto de reuniões espontâneas e recitais de jovens poetas russos.

Tags: aerodinâmica, copa futebol, estônia, fuso horário, história rússia, lituânia, milícia, moscou, policia russia, rússia, semana aviação, uefa, união soviética, vaticanp, vistos países