Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 19 de julho

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

Em 19 de julho é celebrado o Dia do Serviço Jurídico do Ministério dos Negócios do Interior da Federação da Rússia, instituído em 2003 em lembrança à data da criação desse serviço na extinta União Soviética, em 1946.

1799 – Fundação da Companhia Russo-Americana (CRA), uma empresa comercial paraestatal criada pelo navegador e comerciante russo Grigory Shelikhov e pelo estadista responsável pela colonização russa do Alasca e da Califórnia, Nikolai Rezanov, e financiada pelo Czar Paulo I. A companhia detinha o monopólio do comércio em todas as possessões russas na América do Norte, a chamada América Russa, incluindo as ilhas Aleútas. A CRA construiu fortes nas regiões dos atuais Estados do Alasca e da Califórnia.

1893 – Nasce Vladimir Mayakovsky, um dos mais eminentes poetas do século 20 e um dos fundadores do futurismo russo. Em toda a sua curta porém brilhante vida, Mayakovsky defendeu que a arte socialista deveria ser de vanguarda. Exímio orador, ele era capaz de empolgar multidões, que se aglomeravam entusiasmadas em suas leituras e declamações. Mayakovsky exerceu e ainda exerce uma profunda influência sobre todo o desenvolvimento da poesia russa moderna, bem como sobre outros poetas e movimentos no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Oficialmente, Mayakovsky se suicidou com um tiro em 1930.

1905 – Numa reunião de senhores de terra do Império Russo, a tentativa de estabelecer um governo eleitoral sob uma monarquia constitucional foi reconhecida como fracassada, e começou a ser elaborado o projeto da Constituição Russa.

1918 – Após a bem-sucedida Revolução Bolchevique, entra em vigor a primeira Constituição Soviética.

1920 – É lançado o Likbez, uma campanha de erradicação do analfabetismo na União Soviética iniciada logo após a Revolução, nas décadas de 1920 e 1930. De acordo com este decreto, todas as pessoas entre 8 e 50 anos de idade eram obrigadas a se alfabetizar em sua língua materna. A campanha foi, no geral, bem-sucedida. Em 1917, somente 32% de todos os adultos da Rússia sabiam ler e escrever. Já em 1926, a porcentagem de alfabetizados saltou para 60,9%. De acordo com o censo de 1939, os alfabetizados já eram 89,7% no país. E a partir da década de 1950 a União Soviética conseguiu se tornar um país com índice de alfabetização de quase 100%.

1924 – Primeira edição do jornal “Krasniy Sport”, ou “Esporte Vermelho”, um dos mais importantes periódicos esportivos da União Soviética e o mais antigo a circular até os dias atuais na Rússia – hoje, com o título de “Sovetskiy Sport”, ou “Esporte Soviético”.

1927 – É realizado em São Petersburgo o teste do primeiro aerobarco soviético, um veículo de múltipla utilidade que por navegar com até um palmo de lâmina de água é muito utilizado em locais de difícil acesso a embarcações comuns, como pântanos e alagados.

1980 – Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Moscou. Desde as Olimpíadas de Melbourne, em 1956, esta foi a edição com o menor número de participantes, devido ao maior boicote (65 países) da História Olímpica, quando em meio à Guerra Fria a influência da política no esporte chegou a seu ponto mais alto e decisivo.

Tags: boris yeltsin, cossacos, história rússia, pena morte, rússia, união soviética