Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 9 de agosto

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1853  – Tropas russas tomam a fortificação de Ak-Mechet (mais tarde, Petrovsk, e, hoje, Kyzylorda), localizada à margem do rio Syr-Daria, feito que seria decisivo na conquista do Canato de Kokand (no atual Uzbequistão) e do restante da Ásia Central.

1893  – Nasce Vera Kholodnaya, a primeira grande figura do cinema mudo da Rússia. Estima-se que a atriz tenha estrelado de 50 a 100 filmes, embora apenas cinco títulos com sua participação tenham sobrevivido até hoje. Ela morreu em 1919.

Dmitri Shostakovich em São Petersburgo: Sinfonia Número 7 estreou em 9 de agosto de 1942

1905  – Em Portsmouth, New Hampshire, nos Estados Unidos, com a mediação do presidente americano Theodore Roosevelt, têm início as negociações dos termos de paz entre o Império Russo e o Japão. As reuniões culminariam na assinatura do Tratado de Portsmouth, em 5 de setembro do mesmo ano, dando fim à Guerra Russo-Japonesa de 1904-1905.

1920  – As organizações trabalhistas britânicas anunciam a intenção de deflagrar greve geral em caso de declaração de guerra, por parte da Inglaterra, à Rússia comunista.

1942  – Em Leningrado, durante o dramático cerco da cidade por tropas nazistas, é apresentada pela primeira vez a “Sétima Sinfonia” do compositor russo Dmitri Shostakovich. A composição se tornou extremamente popular na Rússia e no Ocidente como um símbolo da resistência ao totalitarismo e militarismo nazista.  O exército nazista invadiu a União Soviética no dia 22 de junho de 1941, fechando o cerco a Leningrado no dia 8 de setembro do mesmo ano, e mantendo-o durante 900 dias. Esta foi uma das páginas mais terríveis da história da Segunda Guerra Mundial. Segundo cálculos realizados por historiadores graças à revelação de documentos secretos da época, até 2,3 milhões de habitantes foram sepultados nas 146 valas comuns cavadas durante o bloqueio nos quatro cemitérios da cidade, atual São Petersburgo.

1975  – Morre Dmitri Shostakovich, músico russo e um dos mais célebres compositores do século 20.  Após ganhar fama considerável na União Soviética, ele acabou por esbarrar numa complexa e difícil relação com a burocracia stalinista. Sua música foi frequentemente banida e oficialmente denunciada duas vezes, em 1936 e 1948.

1990  – O presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, assina decreto sobre a criação do Fundo de Bens Estatais, cujos objetivos seriam “a elaboração e realização do programa de reforma das empresas estatais em sociedades anônimas, baseadas em outros modos de propriedade, e a quebra dos monopólios industriais”.

Tags: aeroflot, história rússia, moscou, museu hermitage, restaurante hermitage, rússia