Acontecimentos
Aconteceu em 26 de setembro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 26 de setembro a Rússia celebra o Dia Mundial da Contracepção. Comemorada sob o lema “Contracepção: é a sua vida, é a sua responsabilidade”, esta data foi instituída em 2007 com o propósito de aumentar a consciência pública sobre a contracepção e promover a educação sexual de jovens adultos e a qualidade do planejamento familiar em nível internacional.
1815 – Em Paris, a Áustria, a Prússia e o Império Russo, as três potências vencedoras da guerra contra Napoleão Bonaparte, assinam um tratado instituindo a Santa Aliança, um bloco militar que tinha por objetivo garantir as resoluções do Congresso de Viena e combater os movimentos revolucionários na Europa. Posteriormente a Aliança contaria com a adesão de praticamente todos os países europeus, com exceção da Grã-Bretanha, chegando ao fim com as revoluções europeias de 1848. O idealizador da Santa Aliança foi o imperador russo Alexandre I.
1849 – Nasce Ivan Pavlov, fisiologista russo premiado com o Prêmio Nobel de Medicina de 1904 por suas descobertas sobre os processos digestivos dos animais. Ivan Pavlov, no entanto, veio a entrar para a História por suas pesquisas num campo que se abriu para ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento, ou o reflexo condicionado, também conhecido popularmente como reflexo pavloviano. Ivan Pavlov morreu em 1936.
1896 – É fundada a Universidade Estatal de Moscou de Engenharia Ferroviária, até hoje uma das maiores universidades técnicas do mundo, e a maior do ramo na Rússia.
1920 – É fundada a Academia de Engenharia Aeronáutica Zhukovsky, uma das maiores escolas de Engenharia Aeronáutica no mundo. Todos os cosmonautas soviéticos e russos são formados por essa instituição.
1968 – O jornal “Pravda” publica pela primeira vez a Doutrina da Soberania Limitada, um conjunto de teses socialistas criado pelo estadista soviético Leonid Brejnev. Essa doutrina mudaria os rumos da política externa da União Soviética, num tempo em que o país enfrentava uma ampla desunião das suas repúblicas socialistas, uma profunda crise com a China e uma relação volátil com os Estados Unidos. Acusada de expansionista, agressiva, de defender o culto da personalidade e a burocracia do Estado, a doutrina foi também considerada neostalinista.
1983 – O coronel do Exército Vermelho Stanislav Petrov evita a guerra nuclear ao não acionar o sistema de mísseis soviéticos num momento em que o sistema de alerta computadorizado indicava um suposto lançamento de ogivas nucleares pelos Estados Unidos. Como chefe de posto naquela ocasião, Petrov resolveu verificar os sistemas e percebeu falha em alguns dos satélites soviéticos, declarando o alarme como falso. Em função do sigilo militar, os atos de Stanislav Petrov foram mantidos em segredo até 1998, quando ele foi condecorado pela Organização das Nações Unidas, ficando conhecido como a pessoa que evitou a Terceira Guerra Mundial.