Acontecimentos
Aconteceu em 27 de setembro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 27 de setembro a Rússia comemora o Dia Mundial do Turismo, instituído pela Organização Mundial do Turismo em 1979.
1657 – Nasce Sofia Alekseevna, filha do Czar Aleixo I da Rússia e que exerceria a função de regente do trono russo entre a morte de seu pai e a maioridade de seus irmãos, os Czares Ivã V e Pedro I, o Grande. Para esta partilha de poder pelos dois czares e por Sofia, foi construído um trono especial com dois lugares para Ivã e Pedro e um lugar atrás destes onde Sofia se sentava, para que tomassem as decisões governativas do país.
1811 – É realizada em São Petersburgo a consagração da Catedral de Kazan, uma das principais igrejas ortodoxas da capital cultural da Rússia e um monumento único à glória militar do país. O templo foi construído especialmente para receber uma das imagens santas mais veneradas da Igreja Ortodoxa Russa, o ícone da Virgem Maria de Kazan, pertencente à cidade desde os tempos do seu fundador, o Imperador Pedro I, o Grande. Além disso, a Catedral também guarda os restos mortais do Marechal de Campo Mikhail Kutuzov, reconhecido pelo seu importante papel na resistência militar russa ante a invasão napoleônica.
1960 – Colocação dos primeiros blocos dos alicerces da Torre Ostankino, em Moscou, uma torre de rádio e televisão de 540 metros de altura, projetada por Nikolai Nikitin, e cuja construção foi concluída em 1967. Atualmente, é a principal torre de rádio e televisão da capital russa, considerada uma das mais altas estruturas sem sustentação em todo o mundo.
1977 – A usina nuclear de Chernobyl, localizada no território da Ucrânia, que naquela época integrava a União Soviética, começa a produzir eletricidade. Em 1986, o local seria palco de um trágico acidente que se tornou uma das maiores tragédias nucleares da História. No entanto, devido à alta demanda por energia do país, a usina nuclear de Chernobyl continuou a operar até o dia 12 dezembro de 2000. Trabalhadores ainda permanecem no local, já que os três reatores da central, embora não estejam mais em operação, ainda contêm combustível nuclear que deve ser constantemente monitorado.
1990 – A União Soviética ingressa na Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol, que tem por finalidade a cooperação de polícias de diferentes países.
1991 – A 22.ª Sessão do Konsomol, a Juventude Comunista da União Soviética, decide pela autodissolução.