Acontecimentos
Aconteceu em 5 de novembro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 5 de novembro é celebrado na Rússia o Dia do Funcionário do Serviço de Inteligência Militar. Nesta data, em 1918, o Conselho Revolucionário Militar decretou a criação do Departamento Central de Inteligência junto ao Quartel-General das Forças Armadas da Rússia.
1813 – Rússia e Pérsia assinam o Tratado de Gulistan, pondo fim à Guerra Russo-Persa de 1804-1813. Através desse tratado de paz, o Império Russo expandia consideravelmente as suas fronteiras, agregando os territórios dos atuais Azerbaijão, Daguestão e Geórgia Oriental.
1828 – Morre aos 69 anos a Grã-Duquesa Maria Feodorovna, segunda esposa do Czar Paulo I da Rússia e mãe dos Czares Alexandre I e Nicolau I. Ela tinha apenas 42 anos quando ficou viúva e manteve a principal posição feminina na corte, chegando a obter o papel proeminente de Imperatriz Consorte. De constituição robusta, viu cinco dos seus dez filhos morrerem antes dela, inclusive Alexandre I. Assistiu à ascensão do seu filho Nicolau I ao trono e foi uma figura influente nos primeiros anos da educação do neto, o futuro Czar Alexandre II.
1878 – Nasce Kuzma Petrov-Vodkin, pintor simbolista russo e soviético, escritor e pedagogo. Ele foi um dos responsáveis pela reorganização pedagógica dos cursos de artes nos primeiros anos da União Soviética. Morreu em 1939.
1929 – É inaugurado em Moscou o primeiro planetário da União Soviética.
1952 – Nasce Oleg Blokhin, ex-jogador de futebol soviético e atualmente treinador da Seleção da Ucrânia e do Dinamo de Kiev. Pela extinta Seleção Soviética, foi o jogador com mais atuações e mais gols: 112 partidas e 42 gols. Participou das Copas do Mundo de 1982 e 1986, além de ter ganhado a medalha de bronze nas Olimpíadas de 1972 e de 1976.
1965 – É inaugurado em São Petersburgo o Palácio Malyutka, o Palácio dos Bebês. Trata-se de um cartório especial do Registro Civil da antiga capital russa, no qual são realizadas cerimônias solenes de registro de nascimentos, sendo a única instituição desse gênero na Rússia.
1967 – Começa a funcionar em Moscou o Centro Técnico de Televisão de Ostankino, um dos principais centros de transmissão de rádio e televisão da Rússia. A sua construção foi iniciada em 1963, juntamente com a Torre Ostankino, a principal torre de rádio e televisão da capital russa, considerada uma das maiores estruturas sem sustentação em todo o mundo.
1990 – É aprovada a lei para a criação de brasão, bandeira e hino nacionais da República Socialista Federativa Soviética Russa. Esses símbolos seriam descartados no final de 1992, por conta da dissolução da União Soviética.
1981 – Nasce Ksenia Sobchak, filha do ex-prefeito de São Petersburgo Anatoly Sobchak, considerado o mentor e professor tanto de Vladimir Putin quanto de Dmitri Medvedev. Jornalista e apresentadora de televisão, além de ex-capa da revista “Playboy”, Ksenya é hoje uma ativista da oposição na Rússia, sendo também protagonista de um novo programa do canal de internet russo TV Dozhd, num projeto formado por uma série de entrevistas com políticos e figuras públicas da Rússia moderna.