Acontecimentos
Aconteceu em 6 de novembro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 6 de novembro é celebrado na Rússia o Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado, data criada em 2001 por iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, juntamente com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, o UN-Habitat. O objetivo da data é expor as consequências da guerra para o ambiente e a importância de não explorar nem danificar irrefletidamente os ecossistemas para alcançar objetivos militares.
1736 – O cientista russo Mikhail Lomonosov, então com 24 anos, ingressa na Universidade de Marburg, na Alemanha, onde se torna discípulo de Christian Wolff, o maior filósofo alemão de seu tempo. Cientista, poeta e gramático, Lomonosov é considerado o primeiro grande reformador linguístico russo. Ele fez grandes contribuições para as ciências naturais, reorganizou a Academia Imperial de Ciências de São Petersburgo e criou a Universidade Estatal de Moscou, que leva seu nome.
1852 – Nasce o escritor russo Dmitry Mamin-Sibiryak, que eternizou em suas obras a região dos Montes Urais, montanhas russas que definem a fronteira natural entre a Europa e a Ásia. Mamin-Sibiryak morreu em 1912.
1893 – Morre o grande compositor romântico russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, um dos maiores nomes da música clássica russa. Autor de mais de 80 obras, incluindo 10 óperas e 3 balés, Tchaikovsky, assim como Mozart, é um dos poucos compositores aclamados que se sentiam igualmente confortáveis escrevendo óperas, sinfonias, concertos e obras para piano. Sua música é fortemente marcada por traços nacionais, carregando nas melodias e harmonias uma expressão caracteristicamente russa. As obras de Tchaikovsky, no entanto, foram muito mais ocidentalizadas do que as de seus compatriotas, como, por exemplo, os do chamado Grupo dos Cinco, uma vez que ele utilizava elementos internacionais ao lado de melodias populares nacionalistas russas. Dentre suas criações mais célebres destacam-se os balés “O Lago dos Cisnes” e “Quebra-Nozes”, a “Sinfonia N.° 6, Patética” e o “Concerto N.° 1 para Piano e Orquestra”, além da “Abertura Solene 1812”.
1940 – Nasce Alla Surikova, célebre diretora de cinema russa. Apesar de atuar em diversos gêneros, suas obras mais famosas são comédias, como, por exemplo, “O Homem do Bulevar dos Capuchinhos”, tido como um verdadeiro western soviético.
1957 – No Túmulo do Soldado Desconhecido de Leningrado, atual cidade de São Petersburgo, é acesa a primeira chama eterna da União Soviética. A chama eterna é mantida permanentemente acesa em todos os túmulos aos soldados desconhecidos na Rússia, uma homenagem à memória dos militares falecidos em combate.
1967 – É posto à disposição da Marinha da União Soviética o primeiro submarino nuclear estratégico equipado com mísseis balísticos intercontinentais.
1991 – Decreto do presidente da Federação da Rússia, Boris Yeltsin, dissolve o Partido Comunista da União Soviética e o Partido Comunista da República Socialista Federativa Soviética Russa.