Acontecimentos
Aconteceu em 7 de novembro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 7 de novembro a extinta União Soviética comemorava o Dia da Grande Revolução Socialista de Outubro. A data começou a ser celebrada em 1918, ano seguinte ao do golpe de Estado comunista na Rússia. A partir de 1991, com a dissolução da União Soviética, a data é lembrada principalmente pelo Partido Comunista da Federação Russa.
1879 – Nasce Leon Trotski, intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival de Stalin na tomada do Partido Comunista da União Soviética após a morte de Lenin. Nos primeiros tempos da União Soviética, Trotski desempenhou um importante papel político, primeiro como ministro dos Negócios Estrangeiros e posteriormente como criador e comandante do Exército Vermelho e fundador e membro do Politburo do Partido Comunista da União Soviética. Afastado por Stalin do controle do Partido, Trotski foi expulso da instituição e exilado da União Soviética, refugiando-se no México, onde veio a ser assassinado em 1940 por Ramón Mercader, agente da polícia de Stalin. As ideias políticas de Trotski, expostas numa obra de grande extensão, deram origem ao trotskismo, corrente ainda hoje importante no marxismo. Leon (ou Lev) Trotski era pseudônimo de Leib (ou Leibe) Bronstein.
1917 – Acontece a Revolução de Outubro na Rússia, também conhecida como Revolução Bolchevique ou Revolução Vermelha. Foi a segunda fase da Revolução Russa de 1917, depois da Revolução de Fevereiro do mesmo ano. Ela começou com um golpe de Estado liderado por Vladimir Lenin e os bolcheviques, contra o governo provisório, em 25 de outubro de 1917, pelo calendário juliano, data que pelo calendário gregoriano corresponde a 7 de novembro. A Revolução de Outubro foi a primeira revolução comunista-marxista e um dos mais importantes eventos políticos do século 20.
1928 – Entra em operação o oleoduto Grozny-Tuapce, o primeiro oleoduto soviético de grande extensão – um sistema de dutos que percorre 618 quilômetros e leva petróleo até a beira do mar Negro.
1944 – Morre Richard Sorge, jornalista alemão e espião para a União Soviética no Japão, antes e durante a Segunda Guerra Mundial, tido como um dos maiores espiões do século 20. Recluso no Japão após recusar o regresso à pátria-mãe diretamente ordenado por Josef Stalin em 1937, Sorge passou inúmeras informações de suma importância a Moscou. Como, por exemplo, a data do início da Operação Barbarossa e a importante informação de que o Japão não atacaria a União Soviética, o que permitiu o reposicionamento dos exércitos russos que se encontravam na fronteira com o Japão, possibilitando parar, em Stalingrado, a operação alemã de invasão da União Soviética. Sorge foi preso em 1941 em Tóquio e encarcerado na prisão de Sugamo, no Japão, onde acabou sendo enforcado em 1944.
1990 – Durante as comemorações do 7 de Novembro, o bombeiro hidráulico russo Aleksander Shmonov atira no presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev. O atentado falhou, e Shmonov foi preso e, mais tarde, internado numa clínica psiquiátrica.