Acontecimentos
Aconteceu em 10 de março
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
É comemorado na Rússia em 10 de março o Dia dos Arquivos, festa não oficial dos funcionários de todos os arquivos do país, instituída em 5 de março de 2003 pelo Serviço Federal de Arquivos da Rússia.
1415 – Nasce o Grão-Príncipe de Moscou Vasili II Vasiliyevich Tyomniy, também conhecido como Vasili, o Cego. Seu reinado, entre 1425 e 1462, foi marcado pela maior guerra civil da História da Rússia Medieval. Ele morreu em 1462.
1697 – É iniciada a primeira missão diplomática do Imperador Pedro, o Grande, para a Europa Ocidental.
1710 – É publicado o primeiro livro de Geografia impresso em língua russa, chamado “Geografia, ou Uma Breve Descrição do Mundo Terrestre”.
1755 – Estreia em São Petersburgo a ópera-balé "Céphale et Procris", ou "O Amor Conjugal", do francês André Grétry, a primeira ópera apresentada em língua russa no Império Russo.
1806 – Por decreto do Imperador Alexandre I, é criado o Museu do Kremlin de Moscou.
1845 – Nasce o Czar Alexandre III Alexandrovich, imperador e autocrata de Todas as Rússias a partir de 13 de março de 1881 e até a sua morte, em 1894. Foi casado com a Princesa Maria da Dinamarca, que, ao se converter à Igreja Ortodoxa Russa, passou a chamar-se Maria Feodorovna. O casal teve seis filhos, entre os quais o último czar da Rússia, Nicolau II.
1880 – O físico russo Aleksandr Grigorievitch Stoletov, tido como pai da Engenharia Elétrica, descobre a primeira Lei do Efeito Fotoelétrico, fenômeno que consiste na emissão de elétrons por um material geralmente metálico quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz) de frequência suficientemente alta. O fenômeno foi observado pela primeira vez por Becquerel em 1839 e confirmado por Heinrich Hertz em 1887.
1924 – A Rússia estabelece relações diplomáticas com a Noruega.
1937 – Morre Yevgeny Ivanovich Zamyatin, escritor russo nascido em 1884, famoso por seu romance "Nós", que viria a influenciar os romances "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "1984", de George Orwell, e "Anthem", de Ayn Rand.
1939 – É aberto o XVIII Congresso do Partido Comunista da União Soviética, no qual foi constatada a vitória do socialismo e tomada a decisão sobre a gradual transição do socialismo para o comunismo no país.
1940 – Morre Mikhail Bulgakov, escritor e dramaturgo russo nascido em 1891, famoso pelo romance “O Mestre e Margarida”, um dos grandes clássicos da literatura russa.
1943 – Começam os trabalhos de criação da bomba atômica na União Soviética.
1959 – Inauguração da Estação Científica Antártica Soviética Lazarev.