Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 30 de março

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

A Rússia celebra em 30 de março o Dia do Vulcanologista, uma comemoração em homenagem ao primeiro estudo detalhado de uma erupção vulcânica no país. Neste mesmo dia, no ano de 1956, ocorreu uma forte erupção do vulcão Bezymyanny, localizado na península de Kamchatka, a região de maior atividade vulcânica da Rússia. A vulcanologia é o estudo da origem e ascensão da lava, das erupções à superfície e dos corpos vulcânicos presentes e passados. Um dos principais objetivos práticos desta ciência é a previsão de erupções e de seus efeitos para o preparo de avisos e planos de emergência às populações em potencial perigo.

1814  – Os exércitos da Coalizão Antinapoleônica, formada por Rússia, Inglaterra, Prússia e alguns outros países, tomam de assalto a cidade de Paris e põem fim às Guerras Napoleônicas.

1856  – Representantes de Rússia, Inglaterra, França, Turquia, Sardenha, Prússia e Áustria assinam o Tratado de Paris, acordo de paz que põe fim à Guerra da Crimeia, conflito armado que se estendia desde 1853, na península da Crimeia, no sul da Rússia e nos Bálcãs. A guerra contrapôs de um lado o Império Russo e, de outro, uma coligação integrada por Inglaterra, França, Piemonte-Sardenha (atual Itália) e Império Otomano.

1860  – O Imperador Alexandre II declara o início do desenvolvimento da Reforma Emancipadora na Rússia, a primeira e mais importante das reformas liberais do seu governo, que significou a liquidação da dependência servil a que era submetido o campesinato russo.

1879  – É executada em Moscou, pela primeira vez, a famosa ópera “Eugene Onegin”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky.

1894  – Nasce Sergey Ilyushin, projetista russo que fundou a fábrica de aviões Ilyushin, uma das maiores da Rússia. Ele morreu em 1977.

1981  – É introduzido na União Soviética o horário de verão.

Tags: aviação civil, dia aviação, história rússia, kirov, krasnoyarsk, omsk, orenburgo, rússia