Acontecimentos
Aconteceu em 1.º de abril
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 1 Comentário
- Tweet
- Compartilhar
Em 1.º de abril é comemorado na Rússia o Dia do Matemático, celebração não oficial criada por estudantes e professores de Matemática do país.
Ainda na data de hoje os russos comemoram o Dia do Riso, também chamado de Dia dos Tolos, o Dia da Mentira no Brasil.
1808 – O Imperador Alexandre I proclama a “eterna” anexação da Finlândia à Rússia.
1809 – Nasce Nikolai Gogol, escritor russo de origem ucraniana. Apesar de muitos de seus trabalhos terem sido influenciados pela tradição ucraniana, Gogol escreveu em idioma russo, e sua obra é considerada um patrimônio da literatura russa. Ele é tido por muitos como o maior escritor russo da primeira metade do século 19, o verdadeiro introdutor do realismo na literatura do país e o precursor genial de todos os grandes escritores que vieram depois. Nas palavras de outro gigante da literatura russa, Fiodor Dostoievski: "Todos nós saímos de ‘O Capote’, de Gogol. Toda a literatura russa, que já muito devia a Pushkin, colherá em Gogol os maiores ensinamentos.” Nikolai Gogol morreu em 1852.
1828 – Cerimônia de fundação da primeira coluna da Catedral de Santo Isaque, a mais suntuosa e grandiosa das igrejas de São Petersburgo.
1968 – Morre Lev Landau, físico e matemático soviético nascido em 1908, que recebeu o Nobel de Física de 1962 por sua teoria da matéria condensada, em particular do hélio líquido.
1991 – Dissolução do Pacto de Varsóvia, aliança militar formada em 14 de maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e a União Soviética – o bloco socialista. O tratado correspondente foi firmado na capital da Polônia, Varsóvia, e estabeleceu o alinhamento dos países-membros com Moscou, firmando um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares. As mudanças no cenário geopolítico da Europa Oriental no final da década de 1980, com a queda dos governos socialistas, a derrubada do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria e a crise na URSS, levaram o Pacto de Varsóvia à extinção, representando, também, o fim da Guerra Fria.
1995 – Criação do Pervy Canal, ou Primeiro Canal, a principal TV aberta da Rússia, controlada pelo governo.
1997 – O Presidente Boris Yeltsin assina decreto que obriga todos os funcionários do governo russo a utilizarem, quando em serviço, apenas veículos de fabricação russa. A autoria do projeto foi assinada pelo então recém-empossado Primeiro-Ministro Boris Nemtsov, atualmente um dos principais oposicionistas do país.